“Eu tenho muita vergonha de orar em público. Quando me chamam para orar lá na igreja eu começo a suar frio e bate aquele desespero. O que posso fazer para vencer a minha timidez de orar na frente de outras pessoas?” — L.

Querida leitora, orar em público certamente causa medo em muitas pessoas, principalmente naquelas que são mais reservadas e tímidas. Quando somos chamadas para fazer uma oração na frente de alguém por muitas vezes travamos ou gaguejamos por estarmos nervosos.

Sua mensagem perguntando sobre o que pode fazer para perder esse medo, já é um grande passo para quem está disposto a ter uma vida de oração saudável. E vou usá-la como ponto de partida para lhe dar dicas de como perder a vergonha de orar em público.

Por que você tem vergonha de orar em público?

Em primeiro lugar, precisamos saber o motivo pelo qual você tem vergonha de orar em público. 

Em muitos casos, as pessoas geralmente têm medo de orar na frente de outras pessoas, porque não possuem uma vida de oração ou quando existe é bem pequena. Como consequência, acabam não sabendo exatamente o que falar com Deus 

Uma vida de oração frequente nos ajuda a ter tranquilidade quando somos chamadas para orar em público. Pois estamos acostumadas a falar com Deus de maneira mais íntima.

“Ah, mas não sei orar direito”, você pode estar pensando. Certa vez os discípulos de Jesus viraram para Ele pedindo: “Senhor, ensine-nos a orar!” (Lc 11.1). Então faça a mesma coisa, peça ao Senhor que te ensine a fazer suas orações. Até porque você só aprende a orar quando de fato ora.

Observar outras pessoas orando com palavras bonitas pode fazer com que você acabe se comparando a elas, achando que não sabe como orar igual ao irmão fulano de tal. Mas saiba que cada pessoa tem seu estilo e ritmo de oração, o importante é que seja algo que venha verdadeiramente do seu coração.

E, mesmo que tenha vergonha de orar em público porque outras pessoas falam de um jeito bonito; lembre-se que você está falando com Deus e pode se expressar de maneira simples, objetiva e sincera.

Aliás, você deve evitar julgamentos desnecessários sobre sua oração e parar de ficar pensando no que as outras pessoas acharam sobre a oração que fez. A preocupação com a opinião dos outros só atrapalha o seu crescimento.

É importante sempre lembrar que você não ora para agradar as pessoas, mas sim para agradar a Deus. E as pessoas não estão na igreja para julgar a sua oração, e se fazem isso, elas estão erradas.

Leia também: Viverei em Cristo pela Oração

Dicas para perder a vergonha de orar na frente de outras pessoas

A primeira dica que te dou para perder a vergonha de orar em público é separar todos os dias um tempo para falar com Deus. Como eu disse antes, só se aprende a orar praticando a oração.

Se a sua vergonha de orar em público tem a ver com não saber quais palavras usar, o meu conselho é conhecer mais a Bíblia e aprender com os exemplos de orações que temos nas Escrituras Sagradas, como no livro de Salmos. Indico também a leitura da oração do “Pai nosso” registrada em Mateus 6.9-13 onde Jesus nos ensina acerca da oração.

“Se em algum momento nos cansamos de esperar, o Espírito de Deus está ao nosso lado, nos dando aquela força. Se não sabemos como orar, não importa. Ele ora em nós e por nós, utilizando nossos suspiros sem palavras, nossos gemidos de dor.”

(Romanos 8.26)

Outra dica é começar a praticar orações em voz alta, onde você se sinta confortável e segura dentro de sua casa. Com o passar do tempo, compartilhe sua vontade de orar em público com seus amigos próximos ou familiares para que eles te apoiem e orem juntos.

Participe de células ou grupos de oração da sua igreja. Ao buscar estar em um ambiente acolhedor você se sentirá mais à vontade para orar na frente de outras pessoas.

Mas não se preocupe em fazer orações com palavras elaboradas ou orações longas. Comece com orações curtas e simples que expressem o que realmente deseja. 

Ao ter uma vida de oração frequente no seu momento com Deus, perceberá que suas orações vão se estender por mais tempo em alguns dias. Isso é super normal. Existem diversos aplicativos cristãos que podem te auxiliar em sua vida de oração, como por exemplo o “Deus e Eu”.

Lembre-se: o objetivo da oração é se conectar com Deus e não impressionar os outros com palavras bonitas.

Enfim, espero ter te ajudado com minhas dicas e conselhos para não ter mais vergonha de orar em público. Se você gostou desse artigo, deixe o seu comentário aqui embaixo e nos siga no Instagram. Mil beijinhos e até a próxima!

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *