Certa vez, Jesus contou aos seus discípulos uma pequena parábola falando sobre o vinho novo em odres velhos que está registrada nas Escrituras em Mateus 9.17, Marcos 2.22 e Lucas 5.37,38. Citarei a passagem que se encontra no Evangelho de Marcos:

“Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Por isso, o vinho novo é posto em odres novos.”

(Marcos 2.22)

Mas o que será que Jesus quis dizer com essa parábola? Que lições podemos tirar dela?

O que Jesus quis dizer com vinho novo em odres velhos?

Para entendermos o significado dessa parábola, primeiramente precisamos saber o que são odres. Na época de Jesus, as pessoas utilizavam um recipiente feito de pele de animal confeccionado na forma de um saco para armazenar líquidos chamado odre.

Quando o vinho ficava guardado em um odre passava por um processo de fermentação. E à medida que ele fermenta, o vinho libera gases que como não tem pode escapar aumentava a pressão interna do odre que se esticava.

Se o odre fosse novo, ele começava a se esticar e aguentava aquela pressão. Só que os odres velhos já estavam esticados no seu limite, ou seja, não tinha mais elasticidade nenhuma.

Então, se colocar o vinho em odre velho ele acabará se arrebentando porque quando aquele vinho começar a fermentar ele vai acabar estourando aquele recipiente de couro. É por isso que se deve colocar vinho novo em odres novos.

Jesus utilizou uma situação do dia a dia das pessoas daquela época do vinho novo em odres velhos para realizar uma comparação. O vinho novo representa a mensagem de Cristo e Seus ensinamentos transformadores.

Já os odres velhos representavam as tradições e as estruturas religiosas existentes naquela época. E os odres novos representavam pessoas com mente renovada para entender a mensagem de salvação por meio de Jesus Cristo.

O velho homem não compreende a mensagem de Jesus, isto é, o odre velho.

Esta parábola nos ensina que o Cristianismo não pode ser meramente uma adesão a um conjunto de regras vazias, como fazia os fariseus. Jesus estava ensinando que Ele veio para trazer uma Nova Aliança e para isso precisava de “odres novos”, porque os “odres velhos” não conseguiriam suportar a mensagem e se perderiam.

Portanto, para você receber o novo de Deus você precisa ter uma mentalidade nova!

Assim finalizamos o artigo de hoje explicando o significado de vinho novo em odres velhos na Bíblia. Deixe o seu comentário aqui embaixo e nos siga no Instagram. Até a próxima!

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *