Nesta passagem Jesus convida um homem para segui-lO. No entanto, o homem pede primeiro para sepultar o seu pai antes de seguir a Cristo. Diante dessa fala, Jesus responde com “deixe que os mortos sepultem os seus mortos”. Como está escrito:

“Jesus, porém, lhe disse: Siga‑me e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos.”

(Mateus 8.22)

Mas… o que significa isso? O que Jesus quis dizer realmente com essas palavras? É o que veremos a seguir…

Como devemos entender essa fala de Jesus?

Jesus pregava em todo lugar e uma multidão o seguia por onde quer que andasse e as pessoas estavam interessadas por vários motivos diferentes. Mas algumas dessas pessoas realmente demonstravam interesse em seguir Jesus mais de perto por causa de Sua mensagem e se tornar discípulo.

Se tornar discípulo de Jesus significava que eles deveriam abandonar os seus afazeres, largar as suas profissões e acompanhar Cristo em Suas atividades pregando a mensagem do Reino de Deus.

Nesta passagem onde Jesus respondeu “deixe que os mortos sepultem os seus mortos”, havia uma pessoa que procurou a Ele e disse que O seguiria aonde quer que Cristo fosse. Então, sabiamente perguntou a esta pessoa se ela realmente estava disposta a segui-lO, já que Ele não tinha onde “reclinar a sua cabeça” (Mt 8.20).

Ou seja, Jesus perguntou se essa pessoa levou em consideração que O seguir implica uma vida de renúncia, abrir mão do conforto e segurança. Fazendo assim que ela refletisse sobre o custo de seguir a Ele.

Logo, Jesus se vira para uma outra pessoa e o chama para segui-lO. E esta pessoa responde para que Ele permitisse primeiro que pudesse sepultar o seu pai.

É pouco provável que que o pai desse homem tenha realmente morrido e que Jesus estivesse exigindo que ele abandonasse o enterro. O que acontece aqui, é que este homem provavelmente estava falando para Jesus que ele tinha um pai que precisava dele, e queria permissão para esperar o pai morrer, para somente assim seguir a Jesus.

Portanto, Jesus viu que por trás daquelas palavras havia uma desculpa, pois aquele homem na verdade não queria seguir a Ele. Foi aí então que Jesus rebate a afirmação e diz: “deixe que os mortos sepultem os seus mortos”.

Leia também: O que quer dizer vinho novo em odres velhos?

O que Jesus quis dizer com deixe que os mortos sepultem os seus mortos?

Nesta passagem, Jesus utiliza a palavra “morto” em dois sentidos diferentes. Quando Ele diz deixe que os mortos sepultem os seus mortos, Cristo está dizendo para deixar os mortos espiritualmente, ou seja, aqueles que não têm interesse em seguir Jesus enterrem os mortos fisicamente.

A frase pode ser interpretada da seguinte maneira: Deixe que aqueles que estão espiritualmente mortos se dediquem aos assuntos deste mundo, como enterrar os mortos fisicamente. Mas você vá e pregue o Reino de Deus.

A afirmação de Jesus enfatiza a urgência e a importância de seguir a Cristo acima de todas as outras obrigações terrenas. É importante dizer que Jesus não está encorajando o desprezo pela família àqueles que querem seguir. Certa vez Jesus disse:

“E todos que tiverem deixado casa, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou propriedades por minha causa receberão em troca cem vezes mais e herdarão a vida eterna.”

(Mateus 19.29)

Isso sugere que o compromisso com Jesus deve ser imediato e sem hesitação, mesmo que isso signifique sacrificar outras propriedades.

Quando Jesus disse “deixe que os mortos sepultem os seus mortos”, quis dizer para que nós não adiemos o chamado de Cristo por obrigações terrenas. Precisamos segui-lO imediatamente, colocando-O acima de tudo.

A afirmação destaca a prioridade espiritual sobre as preocupações materiais. Assim, devemos nos comprometer plenamente com Ele, sem demora.

Leia também: “Não jogue pérolas aos porcos”. O que Jesus quis dizer?

E aí, gostou de saber o que realmente as palavras de Jesus “deixe que os mortos sepultem os seus mortos” significam? Deixe aqui embaixo o seu comentário com dúvidas sobre passagens bíblicas para podermos também responder aqui no site. E lembre-se de nos seguir no Instagram. Até a próxima!

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *