Você conhece quem são os doze discípulos de Jesus? Cristo passou um ano e meio pregando e teve que tomar uma decisão muito importante. Depois de subir ao monte para orar, chamou doze discípulos para caminharem com Ele, aprenderem e posteriormente cuidarem das primeiras igrejas.

“E aconteceu que naqueles dias, Jesus subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos.”

(Lucas 6.12,13)

Os doze discípulos de Jesus, também chamados de apóstolos, foram treinados durante o restante do tempo de Cristo na Terra. Eram pessoas simples: pescadores e trabalhadores comuns que aceitaram seguir o Mestre. E foram usados por Deus de maneira extraordinária para que a mensagem de salvação chegasse até nós.

Quais são os nomes dos doze discípulos de Jesus?

Discípulo é aquela pessoa que segue os ensinamentos de um mestre. Neste caso, os doze discípulos de Jesus estavam aprendendo com o Mestre a verdade da Palavra de Deus e sobre coisas do Reino dos Céus. O nome dos doze discípulos são:

  • Simão, chamado Pedro
  • André, irmão de Pedro
  • Tiago, filho de Zebedeu
  • João, irmão de Tiago
  • Filipe
  • Bartolomeu, também chamado de Natanael
  • Tomé, também chamado de Dídimo
  • Mateus, o publicano e também chamado de Levi
  • Tiago, filho de Alfeu
  • Tadeu, também chamado de Judas Tadeu
  • Simão, o zelote
  • Judas Iscariotes, aquele que traiu Jesus

Um pouco da história de quem eram os 12 discípulos na Bíblia

Agora que você sabe o nome dos doze discípulos de Jesus, é importante conhecer um pouco da história de cada um registrada nas Escrituras Sagradas.

Pedro

Pedro era pescador e foi chamado para ser discípulo de Jesus, após o milagre da pesca maravilhosa (Lc 5.1-11). Seu verdadeiro nome era Simão, mas foi carinhosamente apelidado por Cristo como Pedro ou Cefas (Mt 16.18).

Ele tinha um temperamento muito forte e comportamentos impulsivos, o que gerava atitudes precipitadas; assim como quando puxou a espada cortando a orelha de Malco (Mc 14.47). Pedro foi o discípulo que negou Jesus três vezes.

Iniciou o seu ministério apostólico no Dia de Pentecostes e, em sua primeira pregação converteu mais de três mil pessoas (At 2). Ele foi autor de dois livros da Bíblia.

André

André, um dos doze discípulos de Jesus, era irmão de Pedro (Jo 1.40) e ambos eram pescadores. Antes de se tornar discípulo de Jesus, era discípulo de João Batista.

Ele era galileu da cidade de Betsaida (Jo 1.44) e é mencionado em vários momentos importantes nos Evangelhos. Por exemplo, André esteve presente quando Jesus revelou sobre o fim dos tempos no Monte das Oliveiras (Mc 13.3,4).

No milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, foi André quem disse a Jesus que havia um menino com cinco pães e dois peixinhos (Jo 6.8-10). Ele desempenhou um papel ativo na expansão da Igreja Primitiva (At 6.2-4; 8.1).

Tiago, filho de Zebedeu

Tiago era filho de Zebedeu e Salomé e também o irmão mais velho do discípulo João. Para diferenciar do outro Tiago (filho de Alfeu) era chamado de “Tiago, o maior”. Era pescador ao lado de seu irmão João juntamente com Pedro. 

Ele esteve presente quando Jesus ressuscitou a filha de Jairo (Mc 5.37), na transfiguração (Mt 17.1,2) e no Getsêmani (Mt 26.36,37). Tiago, filho de Zebedeu, foi o único discípulo que teve sua morte registrada na Bíblia. Ele foi morto à espada, martirizado por volta do ano 44 d.C. (At 12.1,2).

É importante lembrar que o livro de Tiago na Bíblia NÃO É de sua autoria, e sim de outro Tiago que era meio-irmão de Jesus.

João

João, um dos doze discípulos de Jesus, era conhecido por ser o “discípulo amado” (Jo 13.23) e era filho de Zebedeu e irmão de Tiago. Ele foi autor de cinco livros da Bíblia.

Quando Jesus estava na cruz, deu-lhe a responsabilidade de cuidar de Maria sua mãe (Jo 19.26,27). João foi levado cativo para a Ilha de Patmos por ordens do imperador Domiciano, onde recebeu a revelação do Apocalipse (Ap 1.1,2). 

Filipe

Filipe foi o terceiro discípulo chamado por Jesus (Jo 1.43) e era galileu, natural de Betsaida (Jo 1.44). Assim que aceitou o chamado, ele falou sobre Cristo para Natanael (Bartolomeu), que também se tornou discípulo de Jesus (Jo 1.45-49).

Da mesma maneira que os outros discípulos, Filipe participou de muitos milagres e foi a ele a quem Jesus testou ao lhe perguntar como ele alimentaria a multidão na primeira multiplicação dos pães e peixes (Jo 6.5-7). Foi Filipe também que fez um pedido corajoso: “Senhor, mostra‑nos o Pai, e isso nos basta” (João 14.8). 

Bartolomeu

Há poucos registros bíblicos sobre Bartolomeu, um dos doze discípulos de Jesus, que também era chamado de Natanael. O que a Bíblia relata é a maneira pelo qual o discípulo teve o seu primeiro contato com Jesus.

Quando Filipe o encontrou e disse que esteve com o Messias prometido, Jesus de Nazaré (Jo 1.45), a reação de Bartolomeu foi um tanto curiosa ao indagá-lo: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?” (João 1.46).

Ao ser desafiado por Filipe a encontrar Jesus, ele ficou surpreso com a forma que Cristo o recebeu e O perguntou de onde Ele o conhecia. Assim, Jesus respondeu que tinha visto Bartolomeu debaixo da figueira antes que Filipe o chamasse (Jo 1.47). Logo, se juntou aos outros discípulos.

Tomé

Tomé também era conhecido e chamado de Dídimo (Jo 11.16; Jo 20.14 e Jo 21.2). Ele era um homem sincero, mas também era incrédulo.

Quando Jesus confortava os seus discípulos a respeito da Sua missão, Tomé perguntou como eles poderiam saber o caminho. Foi aí então que Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14.6).

No entanto, Tomé é mais conhecido por ser o discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus, pois ele não estava presente com os outros discípulos (Jo 20.24). E disse que só acreditaria pudessem ver os sinais dos cravos nas mãos de Jesus (Jo 20.25).

Uma semana depois da ressurreição, Jesus apareceu novamente aos discípulos e dessa vez Tomé estava presente. Cristo mostrou as suas marcas a Tomé e só assim ele acreditou que o Mestre estava vivo (Jo 20.27-29). Jesus o repreendeu por somente ter crido ao vê-lO, dizendo: “Pare de duvidar e creia. Bem-aventurados os que não viram e creram.” (Jo 20.27,29).

Mateus

Mateus, um dos doze discípulos de Jesus, era judeu, era chamado também de Levi (Mc 2.13,14; Lc 5.27,28) e tinha boas condições financeiras por trabalhar como publicano no império romano, isto é, ele era cobrador de impostos. Exercia esta função antes de ser chamado por Jesus para ser Seu discípulo (Mt 9.9).

Ele foi autor de um livro da Bíblia: um evangelho com o seu nome – que é o primeiro livro do Novo Testamento. Neste Evangelho, Mateus revela diversos detalhes sobre a vida e o ministério de Jesus. Foi ele quem ofereceu um banquete a Jesus (Lc 5.27,28).

Tiago, filho de Alfeu

Na Bíblia, há poucos detalhes sobre a vida e trajetória do discípulo Tiago, um dos doze discípulos de Jesus. Existem somente quatro citações ao discípulo (Mt 10.3; Mc 3.18; Lc 6.12-16; At 1.13). No livro de Marcos no Novo Testamento é chamado de “Tiago, o menor” para diferenciar do outro discípulo com o mesmo nome (Mc 15.40).

Tadeu

Há poucos registros bíblicos sobre Tadeu ou Judas Tadeu – como era conhecido (Mc 6.3; Mt 13.55; Lc 6.16 e At 1.13). O que se sabe ao seu respeito é que na Última Ceia, ele perguntou a Jesus quando Ele se manifestaria publicamente ao mundo (Jo 14.22). Até aquele momento, os discípulos não entendiam que Jesus se revelaria através do Espírito Santo.

Na Bíblia fica evidente que houve um grande esforço por parte dos escritores para diferenciar Judas Tadeu de Judas Iscariotes; utilizando o termo “Judas, não o Iscariotes” (Jo 14.22).

Simão

Simão, um dos doze discípulos de Jesus, nasceu em Caná da Galileia e seu apelido “zelote” sugere que ele fazia parte de um grupo judaico radical que acreditava que o Messias seria um guerreiro e libertador político, que conquistaria à força Jerusalém. Certamente, Simão mudou sua opinião ao ser discipulado por Jesus.

Judas Iscariotes

Judas Iscariotes foi o discípulo que traiu Jesus por trinta moedas de prata (Mt 26.14-16). Ele era o encarregado da administração do dinheiro (Jo 13.29), mas costumava roubar os valores recolhidos (Jo 12.6).

Foi Judas quem ofereceu uma proposta aos sacerdotes para entregar Jesus (Mc 14.10-11; Lc 22.4-6) em troca de uma quantia de trinta moedas de prata. E assim o fez, na mesma noite da celebração da páscoa, ao lado dos líderes religiosos, saudando Jesus com um beijo e O entregando para ser preso e morto (Mt 26.47-49; Mc 14.43-46).

Com remorso, Judas Iscariotes tentou devolver o dinheiro aos sacerdotes, o que foi rejeitado (Mt 27.3,4). E dominado pelo sentimento de culpa, ele jogou o dinheiro dentro do templo e tirou sua própria vida, enforcando-se (Mt 27.5).

Conheça sua Bíblia de Capa a Capa!

Aprofunde seus conhecimentos da Bíblia com análises detalhadas dos textos através de aulas com linguagem simples que vão transformar o seu relacionamento com Deus.

“Eu sempre tive dificuldade de entender as leis de Levítico. Mas agora consigo entender perfeitamente as leis, o objetivo delas e porque muitas delas não são mais usadas no tempo de Cristo!” – Silmara Santos

Perguntas Frequentes:

Onde está na Bíblia os 12 discípulos de Jesus?

Existem três passagens diferentes na Bíblia onde são mencionados o nome dos 12 discípulos de Jesus; vejamos a seguir: Mateus 10.2-4; Marcos 3.13-19 e Lucas 6.13-16.

Qual foi o primeiro discípulo a ser chamado por Jesus?

André, irmão de Simão Pedro, foi o primeiro discípulo a ser chamado por Jesus segundo a passagem bíblica de João 1.35-42.

Qual era o discípulo mais amado de Jesus?

João era o discípulo mais amado por Jesus, de acordo com a passagem bíblica de João 13.23. O discípulo João era um dos mais próximos do Senhor Jesus.

Quem foi o discípulo que substituiu Judas Iscariotes?

Matias foi o discípulo escolhido para substituir Judas Iscariotes (o traidor) após a sua morte; conforme consta no livro de Atos dos Apóstolos 1.15-26.

Por fim, é importante dizer que não foi à toa que Jesus subiu ao monte para orar uma noite inteira para escolher Seus doze discípulos. A atitude de Jesus nos ensina que precisamos primeiro pedir orientação a Deus antes de fazermos qualquer coisa.

Se esse conteúdo foi útil para você, te convido a deixar um comentário e nos seguir no Instagram para ficar por dentro de todos os novos artigos aqui do site. Mil Beijinhos…

E-mail: abileneleite96@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *