O carnaval é uma festa que ocorre durante o mês de fevereiro ou no início de março; sendo realizado quarenta e sete dias antes da Páscoa. Para alguns o carnaval é pecado e outros não veem problema algum em colocar uma fantasia e se divertir com as músicas. Mas o que Deus diz sobre pular o carnaval?

Significado do carnaval

Ao contrário do que muitos cristãos dizem, o carnaval não significa “festa da carne”. O nome carnaval tem sua origem no latim e significa “adeus à carne” que é uma expressão que envolve um período de jejum de carne.

Possivelmente ligada a quaresma, esse jejum surgiu pela interferência do catolicismo na idade média para impedir os exageros das festas pagãs que existiam até aquela época.

Por volta do século XIX na França, o carnaval se tornou um baile de máscaras onde as pessoas poderiam desfilar sua melhor fantasia. Logo, a cultura de festejar o carnaval foi se expandindo para outros países, inclusive para o Brasil.

Atualmente, em nossa cultura, o carnaval foi se transformando em desfiles em carros alegóricos com mulheres nuas dançando ao som de músicas com duplo sentido. Além de trazer encenações sobre o tema escolhido pela escola de samba proclamando homenagens exageradas a alguém ou algum deus.

Ir para o carnaval é pecado?

Para os cristãos, o carnaval não é uma festa inofensiva, já que a sensualidade é exaltada nas ruas onde todo mundo pode “pegar” todo mundo. A promiscuidade leva ao aumento de gravidez indesejada nessa época do ano.

E não é só isso, no carnaval há bebedeiras gigantescas que elevam o número de acidentes automobilísticos, uma grande quantidade de jovens se drogando, uma multiplicação de doenças sexualmente transmissíveis e abusos sexuais.

Tudo isso são consequências que a Bíblia chama de libertinagem; que é o abuso da liberdade cristã para fazer coisas erradas que desagradam a Deus. A Bíblia diz:

“Não vos embriagueis com vinho, que leva à libertinagem, mas enchei-vos do Espírito.”

(Efésios 5.18)

O grande foco do carnaval são os prazeres pecaminosos e a ideia por trás dessa festa é cometer excessos e ter desculpa para fazer coisas erradas que não são aceitáveis em outros momentos para nas semanas seguintes se purificar. Na verdade, isso é uma falsa religiosidade. Portanto, pular carnaval é pecado sim!

Recentemente ouvi de uma pessoa cristã dizendo que mesmo sabendo que carnaval é pecado iria comemorar com os foliões e que o importante era o pastor não ficar sabendo. Isso é um grande engano, do que adianta o pastor não ficar sabendo, se Deus vê tudo o que você faz e sabe as intenções do seu coração?

“Não há nada que se possa esconder de Deus. Cada coisa a respeito de nós está descoberta e escancarada aos olhos penetrantes do nosso Deus vivente; nada pode se esconder dele, a quem devemos prestar contas de tudo o que fizemos.”

(Hebreus 4.13)

O carnaval é pecado em quaisquer sentidos, seja você indo festejar nas ruas ou assistindo os desfiles das escolas de samba na televisão.

Blocos de carnaval gospel ou Retiro espiritual?

Se pular carnaval é pecado, o que podemos dizer sobre os denominados blocos gospel que vão atrás de trios elétricos arrastando foliões com o objetivo de evangelizar? 

Para os organizadores a intenção é boa, pois é uma forma de divertir os cristãos e pregar o Evangelho para os incrédulos. Mas tenho plena convicção de que Jesus repudia tal ato de relativismo. Pois como podemos ser diferentes do mundo fazendo as mesmas coisas que os incrédulos fazem? 

“Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo.”

(Isaías 5.20)

Que história é essa de sair pelas ruas num bloco carnavalesco “gospel” com um “Abba Deus”? As Escrituras dizem que não devemos tomar o nome do Senhor em vão. Infelizmente tudo que virou “gospel” é aceitável sem questionamentos atualmente.

“E transformam a graça de nosso Deus em libertinagem.”

(Judas 1.4b)

Não me venha dizer que é puro evangelismo, porque de fato não é; o que acontece é entretenimento relativista que foge dos padrões da grande comissão.

Então você não pode se divertir nessa época do ano? Há muitas outras coisas que você pode fazer nesse tempo que não irá comprometer a sua fé. Por exemplo, colocar os estudos ou trabalhos em dia, separar um tempo de descanso e por que não participar de um retiro espiritual?

Nessa época do ano é comum muitas igrejas realizarem retiros espirituais, onde saem do caos que fica no carnaval nas cidades e ficam em um lugar mais tranquilo e calmo num sítio.

No retiro espiritual você aproveita os dias de feriado para ter mais comunhão com Deus e seus amigos. O bom é que você pode levar pessoas que não são cristãs e que querem fugir da folia para participarem do retiro também. E essa é a melhor opção!

Sabendo que carnaval é pecado, você pode ficar longe de toda essa baderna num retiro espiritual e ficar pertinho de Deus com várias programações legais. 

Meus filhos podem participar da festa de carnaval na escola?

Geralmente as escolas fazem festas de carnaval onde as crianças vão fantasiadas antes do período de recesso. Será que há algum problema em deixar seus filhos participarem de “uma festinha sem maldade”?

É claro que tem problema! A Palavra de Deus nos alerta sobre o risco de participar de coisas com capacidade de causar males (Pv 6,27). Além disso, você não estará preparando seus filhos para o valor da santidade, e isso abrirá portas para que as crianças no futuro não entendam o porquê podiam festejar na escola e não poderão “curtir” a folia nas ruas.

Por fim, você deve ter bastante cuidado na época de carnaval para não se deixar levar por opiniões de quem quer que seja para você sair para festejar. E nem assistir os desfiles pela televisão em que só há nudez e zombaria com os mandamentos de Deus por meio das músicas e encenações. 

Ainda que saiba que carnaval é pecado, a tentação para você pode ser muito grande, mas a Bíblia diz que há sempre um escape (1 Co 10.12,13). E lembre-se que aquele que ama as coisas do mundo é inimigo de Deus (Tg 4.4).

Por isso, não saia por aí “curtindo” o carnaval; porque Deus recompensa aquele que é fiel a Ele. Creia nisso!

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Deixe seu comentário para enriquecer esse debate! Aproveite e nos siga no Instagram e no Twitter.

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *