O filme “Deus não está morto 4” também conhecido como “Deus não está morto: O próximo capítulo” retoma a ideia de defesa da fé cristã. Mas ainda traz a abordagem de temas atuais como a liberdade religiosa e o homeschooling (o ensino domiciliar) que está ganhando espaço e gerando debates no Brasil e em outros países.

Com uma mensagem oportuna para os cristãos, o filme reflete o que se tem visto nos noticiários e nos encoraja a mantermos firmes na fé e lutarmos pelos nossos direitos.

E como de costume, em primeiro lugar apresentarei a sinopse do filme, depois disso a minha opinião e considerações, trilha sonora e frases marcantes de “Deus não está morto: O próximo capítulo”.

  • Título Original: God’s Not Dead: We the People
  • Ano: 2021
  • Categoria: Drama

Sinopse

Após uma inspeção inesperada de uma funcionária do governo local, famílias que educam seus filhos em casa são obrigadas a colocá-los na rede pública de ensino. A funcionária acredita que as crianças estão recebendo uma educação inferior em relação à escola tradicional e estão sendo doutrinadas por suas famílias a crerem na Bíblia.

Surpreso com a interferência do governo, e acreditando no direito de educar seus próprios filhos, o reverendo Dave assume a defesa das famílias, e juntos vão a Washington para uma audiência histórica.

Minha Opinião

O filme “Deus não está morto 4” me surpreendeu bastante positivamente, especialmente por abordar temas bem polêmicos. Mas antes de entrarmos nestes detalhes, é importante dizer que para quem já acompanha a franquia vai ficar empolgado em saber que alguns personagens do primeiro filme voltam.

O Martin – o personagem chinês do primeiro filme da franquia – volta como estudante do seminário para a vocação de ser pastor. Assim como a Ayisha – a personagem do Irã que era muçulmana e se converteu ao Cristianismo e o seu pai que também são do primeiro filme.

Agora, falando um pouco mais dos assuntos abordados no filme “Deus não está morto 4”… Dá para perceber que o ensino domiciliar veio à tona por dois motivos: a perseguição religiosa e a cartilha de doutrinação das crianças que o governo faz dentro das escolas.

É citado que nos países europeus como Alemanha, Espanha e Holanda, o ensino domiciliar foi banido pelo Estado para que a cartilha de ensino do governo seja implementada. Isso porque sem o ensino domiciliar é mais fácil a interferência do governo na educação das crianças, adolescentes e jovens.

Senti também ao assistir “Deus não está morto 4” uma sutileza em falar que as escolas públicas não estão preparadas para receber alunos especiais. E concordo, porque já trabalhei em creche como cuidadora de criança especial e sei como as escolas estão despreparadas em relação a isso.

Também senti outra sutileza ao falar que os pais querem escolher quais imunizantes (vacinas) os filhos vão receber – a tal famosa liberdade médica. Isso porque após a pandemia, o governo tem obrigado a população a se vacinar dizendo que sem a imunização não vamos poder trabalhar e os pais não vão poder matricular seus filhos nas escolas.

Além disso, o governo fez tanta lavagem cerebral que diz que aqueles que se recusam a receber imunizantes, estão seguindo determinado político e são negacionistas. Isso não aconteceu apenas no Brasil na pandemia, mas ao redor de todo o mundo.

Por isso, “Deus não está morto 4” fala sobre a importância do cristão se envolver na política e não deixar isso para quem tem propósitos mundanos.

O enredo se baseia nestes versículos:

“Mas, quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer ou como dizê-lo. Naquela hora, será dado a vocês o que dizer, pois não serão vocês que falarão, mas o Espírito do Pai de vocês é que falará por intermédio de vocês.”

(Mateus 10.19,20)

Por fim, a mensagem do filme “Deus não está morto: O próximo capítulo” é deixar claro que o mundo está caminhando para uma agenda que deseja privar a nossa liberdade, tentando desconstruir a história e darem a interpretação que querem a Constituição. Além de discutir sobre o ensino domiciliar, principalmente no mundo pós pandemia.

Recomendo muito você assistir ao filme Deus não está morto 4!

Trilha Sonora

God is Good – Francesca Battistelli

God’s Not Dead (Like a Lion) – Newsboys

Quotes

“Agora estão tentando contextualizar a Bíblia para deixar ela mais apropriada a cultura.”

“Às vezes confiar em Deus significa crer e fazer coisas que o mundo não compreende.”

“Estão removendo a religião de nossas escolas. Estão ensinando às crianças que elas não precisam de Deus.”

“A China baniu o ensino domiciliar porque esses alunos não ficam expostos à lavagem cerebral patrocinada pelo Estado.”

“Do jardim de infância em diante, até fatos básicos são vistos como subjetivos. […] E no ensino médio tem uma agenda política perceptível por trás das aulas de leitura em sala.”

“Como fiéis abandonamos a montanha da política por tempo demais. Havíamos decidido que era uma arena muito perigosa para os cristãos caminharem. Aí deixamos para quem quisesse entrar lá com propósitos egoístas e mundanos, esperando que tudo desse certo. Só que não deu. E agora ‘tá’ uma bagunça.”

Acreditar na Bíblia não é negar a ciência.”

“O Evangelho descreve Jesus ensinando aos seus seguidores a se perdoarem, amarem seus inimigos, a demonstrar generosidade aos necessitados e abraçar os que estão fora dos seus ciclos étnicos.”

“Aos poucos vocês estão enfraquecendo a nossa liberdade. Porque ‘pra’ vocês o que importa é o poder e o único modo de conseguirem mais poder é tirando esse poder de outras pessoas. E daria certo se não fosse uma coisinha chata chamada Constituição que sempre atrapalha vocês.”

“Fiquem longe de nossas casas e igrejas, fiquem longe da educação de nossas crianças. O que você chama de ensino, senhor presidente, é uma engenharia social.”

Leia também:

Bônus:

Receba nossos artigos diariamente de forma gratuita, conteúdos exclusivos e conheça nossa rede de apoio, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSO GRUPO NO WHATSAPP!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Você já assistiu ao filme “Deus não está morto 4”? Se sim, o que achou? Caso não tenha assistido, ficou curioso para saber o que acontece? Deixe o seu comentário!

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *