O que você faz quando não está com vontade de orar? Muitas vezes você acorda, cuida das tarefas diárias, sai para a escola, trabalho, faculdade ou simplesmente se movimenta pela casa durante todo o dia. E quando chega à noite, você finalmente deita e relaxa, e até lembra de orar, mas está exausta e sem ânimo para conversar com Deus.

Esse ciclo vai se repetindo durante os dias da semana e quando chega no domingo você se recorda que não teve sequer nenhum tempo de oração. Sente-se culpada por não ter conversado com aquEle que mais te ama e cuida de você de maneira especial.

Ter uma vida de oração parece ser fácil, mas nem sempre é simples assim. Mesmo sabendo que orar é conversar com Deus, se abrindo com Ele sobre seus pensamentos e sentimentos, às vezes bate aquele desânimo. Então, o que fazer quando não tenho vontade de orar?

1) Transforme sua falta de vontade de orar em motivo de oração

Ao se achegar a Deus em oração, seja sincera e conte a Ele como você está se sentindo. Ou seja, comece dizendo ao Senhor que está com desânimo de orar. Não há nenhum mal em falar isso para Deus, até porque Ele sabe como você se sente ainda que você não diga, o Senhor conhece o seu coração.

Então quando você não estiver com vontade de orar, converse com Deus, contando que teve que dizer às suas emoções que não estava com vontade de orar, mas que ia orar assim mesmo.

Seja mais específica com o Senhor, e diga o porquê não está querendo orar e assim transforme a causa da falta de vontade de orar em oração. E quando você menos esperar, já estará orando e irá perceber que aquela vontade que você estava de não orar, se transformou em um momento de comunhão com Deus.

2) Arrependa-se dos seus pecados

Sabemos que cometemos pecados todos os dias contra Deus, então peça a Ele para que você possa se arrepender de seus pecados, confessando-os. Também peça forças para conseguir vencer as tentações.

Isso ajudará a você se lembrar da necessidade de orar ao Senhor. Porque quanto mais tempo a gente fica sem orar, mais suscetíveis ficamos a cair em pecado.

3) Lembre-se de quem Deus é

Por alguns minutos pare e pense sobre os atributos de Deus, com certeza você terá muitas coisas para conversar com o Senhor pedindo para ser mais parecida como Ele.

Então quando a gente se lembra de quem Deus é, por exemplo, da Sua bondade, ficamos maravilhadas e podemos usar isso como uma forma de louvar ao Senhor e também para que a gente possa estar orando para sermos como Ele é.

Neste exemplo que citei acima, ao lembrar de que Deus é bom para conosco, peça ajuda a Ele em oração para agir com bondade com o próximo. Da mesma maneira, ao lembrar que Ele é santo, peça ajuda para viver em santidade.

4) Lembre-se das bênçãos que o Senhor já fez em sua vida

Muitas vezes ficamos sem vontade de orar porque nos esquecemos do que Deus já fez em nossas vidas por meio das nossas orações. No momento em que a gente recordar de uma conquista, livramento… teremos muitas coisas para conversar com o Senhor.

Recordar das bênçãos de Deus é um princípio bíblico: “Lembre-se de que você era escravo no Egito, e o Senhor, seu Deus, o tirou de lá com mão forte e braço poderoso” (Deuteronômio 5.15a).

Seja mais grato ao Pai por todas as coisas que Ele tem feito. E viva o hino da harpa cristã que a gente costuma louvar:

“Conta as bênçãos, dize quantas são. Recebidas da divina mão. Vem dizê-las, todas de uma vez e verás, surpreso, quanto Deus já fez.”

(Hino nº 564 – Conta as bênçãos)

5) Anote seus pedidos de oração em um caderno

Uma boa estratégia para quando ficamos sem vontade de orar é sempre ter um caderno atualizado de pedidos de oração. Não há problema algum em fazer orações intuitivas, começando pelo primeiro tópico da sua lista no caderno e assim por diante.

6) Ore mais pelo próximo

Costumamos por muitas vezes sermos egoístas, já que oramos somente por nós mesmos e por nossas causas. Mas existem tantas pessoas que precisam de nossas orações e não oramos por elas, não é mesmo?

Quando percebemos as necessidades do nosso próximo nossa vontade de orar aumenta. Existem pessoas que estão enfrentando problemas, doentes, desempregadas e até mesmo pessoas afastadas de Jesus e que carecem de orações.

7) Inspire-se em orações da Bíblia

Se você estiver sem vontade de orar, lembre-se que existe um livro de orações na Bíblia chamado Salmos; além de muitas outras orações desde Gênesis até Apocalipse. Com isso em sua mente, se inspire no que a Palavra de Deus ensina e comece a orar.

Por exemplo, Davi em suas orações sempre se preocupava em louvar a Deus. O apóstolo Paulo orava pelo bem das igrejas e da comunidade.

Inspire-se também em versículos como em Jó 42.2 e Romanos 12.2; dizendo: “Senhor, eu sei que nenhum dos seus planos podem ser frustrados, por isso cumpra Sua vontade em minha vida, porque eu sei que ela é boa, perfeita e agradável…”.

8) Faça um diário de oração

Para te incentivar a ter uma vida de oração novamente, experimente criar um diário de oração. Ao escrever a sua oração em um caderno, você fica menos propensa a se distrair.

Além disso, você pode ler depois todas as suas orações registradas no diário e reparar nas respostas de Deus para cada uma delas. Experimente e descubra o impacto positivo que ele pode ter em seu bem-estar emocional e espiritual.

9) Separe na agenda um horário num lugar tranquilo para orar

Ter um momento e um lugar adequado para fazer as suas orações e suas devocionais é um princípio bíblico. Na versão da Bíblia A Mensagem diz assim:

“É assim que eu quero que vocês façam: encontrem um local tranquilo e isolado, de modo que não sejam tentados a interpretar diante de Deus. Apenas fiquem lá, tão simples e honestamente quanto conseguirem. Desse modo, o centro da atenção será Deus, não vocês, e vocês começarão a perceber sua graça.”

(Mateus 6.6)

Por mais que as orações rápidas também sejam válidas, nada melhor do que separar um momento para estar e desfrutar da presença de seu Pai.

10) Ouça músicas cristãs com muita atenção que são orações cantadas

Existem muitas músicas cristãs que são na verdade orações diretas para Deus. Que tal usar essas músicas para conversar com Deus? Tenho algumas sugestões: Entrega (Vineyard); Me derramar (Vineyard); Eu me arrependo (Eyshila); Rendido estou (Aline Barros); De volta à inocência (Quatro por Um); Sou Casa (Elizeu Alves).

Por fim, agora eu quero saber de você: O que você faz quando não está com vontade de orar? Comenta aqui embaixo que estarei lendo e respondendo tudo. E eu sei que muitas pessoas serão abençoadas por seu comentário. Siga a gente no Instagram e no Twitter.

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *