Estamos vivendo em uma época que há um crescimento no número de pessoas que reconhecem Jesus como Salvador de suas vidas e que se dizem cristãs. Mas estas mesmas pessoas não fazem parte de nenhuma igreja – os famosos “desigrejados”. Argumentam que a fé pode ser vivenciada sem necessidade de frequentar à igreja.

Geralmente, os desigrejados são aqueles que já fizeram parte de uma igreja, mas que foram profundamente decepcionados com as pessoas ou com a liderança e resolveram sair e não procurar nenhuma outra para congregar. Ou até mesmo aqueles que entendem que a igreja é uma instituição criada pelo homem e que se tornou uma espécie de clube.

Por um lado, temos pessoas que questionam se frequentar à igreja é realmente necessário. Enquanto outros defendem fervorosamente a importância de estar ligado como membro de uma igreja local. São pontos de vista totalmente opostos… Quem será que está certo?

Para quê frequentar à igreja?

Esse é o questionamento de muitas pessoas: “Para quê frequentar à igreja, se posso ler a Palavra de Deus, orar e cantar hinos na minha própria casa? Para quê frequentar à igreja, se posso externar minha fé no dia a dia? Por quê frequentar à igreja, se posso assistir aos cultos pela internet?”.

A transmissão dos cultos pela internet é realmente uma bênção para aqueles que estão doentes ou para aqueles que estão fora de suas cidades, pois podem acompanhar o culto de sua igreja de maneira online. Mas isso deve ser uma exceção e não uma regra.

Respondendo o questionamento das pessoas que acham que não há necessidade de se tornar membro de uma igreja local e frequentar aos cultos presencialmente, a própria Bíblia diz:

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.”

(Hebreus 10:25)

O autor de Hebreus revela que a atitude das pessoas que deixam de congregar está errada e é condenada por Deus. Podemos observar então que desde os tempos bíblicos haviam aqueles que não queriam se reunir como igreja, e o Senhor por meio de uma carta disse que eles estavam desobedecendo à ordem dEle. Está claro ou precisa desenhar?

Por que precisamos fazer parte de uma igreja?

Você se lembra da parábola das cem ovelhas (Lc 15.3-6)? Não sabemos o motivo pelo qual uma das ovelhas deixou o rebanho, mas com toda a certeza ela foi atraída por algo mais forte. Talvez você também pode estar sendo atraído pela ideia de ser cristão sem ter compromisso com a igreja. Mas lembre-se: ovelha fora do aprisco é comida de lobo.

Isso quer dizer que quando você não faz parte de nenhuma igreja, você terá dificuldades de manter sua vida devocional em dia, ficará enfraquecido e sujeito à falsas doutrinas.

Você também se lembra do que Jesus falou sobre a videira (Jo 15.1-8)? Todo ramo que permanece na videira dá muitos frutos, mas um ramo que não está na videira não produz fruto.

Ou seja, as pessoas que permanecem na igreja, ouvem, aprendem e fazem discípulos, mas as pessoas que deixam de frequentar à igreja, nem quer ouvir e aprender e, portanto, não fazem discípulos. É bom lembrar que um ramo separado do seu tronco, seca e morre.

Precisamos fazer parte de uma igreja porque nós somos o corpo de Cristo (1 Co 12.12,14). E como corpo somos formados de membros diferentes, mas que são conectados um com os outros. Isso significa que debaixo do comando de Jesus (o cabeça da igreja), somos pessoas unidas umas com as outras mesmo sendo tão diferentes. Lembre-se: Um membro fora do corpo, apodrece e morre!

Frequentar à igreja é necessário para o nosso amadurecimento como cristãos. Porque é dentro da igreja que somos discipulados, instruídos e corrigidos pela Palavra de Deus. É dentro da igreja que somos encorajados quando estamos desanimados, aconselhados a tomar decisões corretas, estimulados ao amor e às boas obras.

Além disso, é dentro da igreja que somos edificados pelo exercício dos dons espirituais e servir à outras pessoas. É dentro da igreja que criamos vínculos com os nossos irmãos em Cristo. Frequentar à igreja nos dá a oportunidade de participar da Ceia do Senhor.

O sentimento que você necessita nutrir pela igreja é a alegria de estar em comunhão:

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.”

(Salmos 122.1)

Enfim, agora que você sabe o porquê é necessário frequentar à igreja, que tal divulgar as atividades que sua igreja tem para à sua idade? Use suas redes sociais para convidar as pessoas para frequentarem à sua igreja e ouvirem de Jesus.

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acessar conteúdos como esse e outros exclusivos. Siga a gente no Instagram @GarotasfasdeCristo e no Twitter @_GFDC.

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *