Todo mundo fala para você ler a Palavra de Deus, mas e aí por onde começar a ler a Bíblia realmente? Como fazer para entender? Se você tem essas dúvidas e não faz a mínima ideia de como ler as Escrituras Sagradas, fique tranquilo porque hoje minha missão é te ajudar a compreender que livros da Bíblia você pode estar iniciando a leitura.

Em primeiro lugar, quero te falar que a Bíblia não é livro qualquer e sim a Palavra de Deus. Ou seja, quando a gente está lendo a Bíblia, estamos entrando em contato com o próprio Deus sendo ela um guia para a nossa vida terrena.

Se você tem dificuldade de começar a ler a Bíblia, tudo bem, isso é normal. No início é geralmente um pouco mais difícil, mas se você perseverar, você verá como isso vai mudar a sua vida. Costumo dizer que ler a Bíblia é como tomar banho e se alimentar todos os dias, porque para você viver o seu espírito precisa ser lavado e alimentado diariamente.

É importante falar aqui que há uma guerra entre o nosso espírito e a nossa natureza carnal, e a nossa carne não quer que a gente leia a Palavra de Deus. Por isso é que muitas vezes temos essa dificuldade de começar a ler a Bíblia e tornar isso uma prática diária.

Por onde começar a ler a Bíblia?

A Bíblia é dividida em dois grandes grupos: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Tanto a primeira parte quanto a segunda parte nos conta a história do amor de Deus pelo seu povo.

E um versículo tirado de maneira aleatória não diz o que realmente a Bíblia quer dizer. Por isso precisamos conhecer a Palavra de Deus para saber o que é certo, o que é errado, o que é verdade, o que é mentira e nos proteger contra falsos profetas. A Bíblia diz:

“O meu povo perece por falta de conhecimento.”

(Oséias 4.6)

Isso quer dizer que a gente precisa ler a Bíblia para conhecer a verdade e entender quem é Deus, o que é pecado, o que é redenção, o que a cruz realmente significa, etc. Então se você quer começar a ler a Bíblia, tenha o desejo de aprender.

Agora, por onde começar a ler a Bíblia de fato? Tem algumas pessoas que leem as Escrituras do jeito que os livros estão organizados. Isso significa que elas lêem de Gênesis até Apocalipse. Mas é muito natural você chegar em Levítico, por exemplo, e não querer mais ler, porque ele é um livro de leis.

Então se você nunca leu a Bíblia inteira, minha dica é que você comece pelos seguintes livros:

  • João – conta a história de Jesus e é perfeito para os novos convertidos
  • Atos dos Apóstolos – te ensina a caminhada na fé
  • Romanos – porque possui doutrinas e crenças básicas de um cristão
  • Provérbios – pois lá são registrados vários conselhos para se viver bem
  • Efésios – contém ensinamentos de como viver uma vida santa
  • Salmos – que são orações para nos inspirar a orar
  • Filipenses – fala sobre ter alegria nos momentos de dificuldade
  • Gênesis – te conta a história da criação e o início da humanidade
  • Êxodo – pois fala do povo de Deus escravizado e que se libertará para viver na terra prometida
  • Apocalipse – fala sobre o fim de todas as coisas para vivermos em liberdade com Jesus nos céus

Ao começar a ler a Bíblia pela orientação ao Espírito Santo em oração para que você entenda o que ali está escrito e como você pode colocar em prática os ensinamentos no seu dia a dia.

“Sejam praticantes da palavra, não apenas ouvintes, enganando a vocês mesmos.”

(Tiago 1.22)

Leia também: Eu grifo a Bíblia!

Qual o melhor horário para ler a Bíblia?

Não há uma regra certa a ser seguida, mas meu conselho é que comece a ler a Bíblia pelas manhãs antes de fazer as suas tarefas, porque assim você alimenta o seu espírito para o decorrer do dia a dia.

Muitas das vezes, por questão de escola, faculdade ou trabalho, você terá que acordar mais cedo para fazer a leitura bíblica. É um sacrifício, é sim, mas vale muito a pena.

Isso não quer dizer que você não possa ler em outros horários, mas é só um conselho meu. Porque à noite, a gente chega muito cansada e não fazemos a leitura da Bíblia deixando para depois e depois.

E qual melhor versão da Bíblia para entendê-la mais facilmente?

Para finalizar, para quem está começando a ler a Bíblia indico versões com palavras de fácil entendimento, como:

  • NVI – Nova Versão Internacional
  • NVT – Nova Versão Transformadora
  • NTLH – Nova Tradução da Linguagem de Hoje

Enfim, agora que você sabe por onde começar a ler a Bíblia, não perca mais tempo e tenha um relacionamento com Deus. Ah, e depois que fizer as leituras dos livros que indiquei, você pode e deve procurar também um plano de leitura da Bíblia – que pode ser de um ano, seis meses, três meses.

Se esse conteúdo te ajudou, deixe o seu comentário e nos siga no Instagram. Mil Beijinhos e até a próxima!

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *