“Uma bíblia que está caindo
aos pedaços, geralmente pertence a alguém que não está.”, esta é uma frase
de Spurgeon que eu concordo plenamente. Afinal, uma Bíblia que está novinha
pertence a alguém que não a usa, assim como uma caindo aos pedaços pertence a
alguém que a usa bastante. Mas por que eu estou falando isso? Pois um grande
número de pessoas desfruta da Palavra de Deus grifando versículos, fazendo
anotações, etc. Se você faz parte desse grupo ou está pensando em fazer, esse
post foi preparado para você!

Por que as pessoas marcam a
Bíblia?
É um hábito saudável e uma
técnica de estudo. Lembra quando o professor do colégio pede para marcar uma
parte do texto porque ele é importante e provavelmente cairá na prova? Esse é o
exato motivo pelo qual as pessoas marcam alguns versículos, pois de certa forma
aquele trecho lido tocou-lhe profundamente no coração e tal pessoa acha que é
um versículo de grande importância para estudar e memorizar.
Quais são os benefícios desta
prática?
Quando você reler o texto
posteriormente, lembrará da verdade bíblica que você já aprendeu. Além de achar
os textos mais rapidamente (mesmo que tenha quase a Bíblia toda grifada, como
no meu caso).


Como grifar a Bíblia?
No momento em que comecei a
marcar a minha Bíblia, fazia (faço) aleatoriamente, ou seja, para mim não
importava a cor que usava e sim o trecho que estava marcando. Entretanto têm
pessoas que marcam um tema de uma cor específica, por exemplo, quando fala de
Cristo pinta de verde, do Espírito Santo pinta de vermelho, do pecado pinta de
marrom e assim por diante. Outras preferem fazer ícones diferentes ao lado do
versículo e estas formas também representando um tema específico trabalhando
com diversas cores, por exemplo, para os versículos que falam sobre trindade
fazer ao lado um triângulo de cor azul e assim sucessivamente.
Qual material NÃO USAR para
marcar o texto?
Caneta marca-texto, esferográfica
e hidrográfica; pois essas canetas “mancham” as páginas da Bíblia, isto é, você
marca um versículo e na parte de trás da página também fica marcado.
Qual material USAR para marcar o
texto?
Lápis, lapiseira, lápis de cor,
giz de cera e caneta colorida comum.
Como fazer anotações?
Assim como marcar a Bíblia é uma
ótima ferramenta de estudo, fazer anotações também é uma ideia incrível que
facilita muito a nossa vida. Digo isso porque eu não tenho uma bíblia de estudo
– aquela que tem notas de rodapé, etc – (até a publicação desta postagem não
tinha uma bíblia de estudo) e às vezes preciso fazer anotações necessárias como
mostra as imagens abaixo. Há pessoas que além de fazerem anotações nas próprias
páginas da Palavra, também a fazem em uma folha avulsa e colocam uns clipes de
papel para firmar tal anotação na página correta.
(Minhas anotações sobre a criação relatada em Gênesis)

(Minhas anotações em Romanos com um pontinho e uma referência bíblica, pois os versículos mencionam passagens do Antigo Testamento)

“Procura apresentar-te diante de
Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a
palavra da verdade.” (2 Timóteo 2.15)

Lembre-se: Não é errado e nem
pecado grifar a Bíblia e fazer anotações, errado é deixá-la ficar empoeirada por
falta de uso.
E você, que não consegue mais orar ou ler a Bíblia e não consegue arrumar tempo para ter um devocional com Deus e por vezes tem vontade de desistir e acha que até mesmo igreja não faz mais sentido. Tenho um convite especial para você: Descubra como ler a Bíblia e orar todos os dias sem falhar e volte a ter uma vida plena com Deus! Basta CLICAR AQUI e saber mais… 
Você tem o costume de marcar a
sua Bíblia? Deixe um comentário!
Meu e-mail:
abileneleite96@gmail.com

Gostou da postagem?! Então Comente! Para comentar é preciso estar seguindo o Blog!
28 thoughts on “Eu grifo a Bíblia!”
  1. Amei o post, eu grifo muito a minha Bíblia! Ela está comigo a menos de um ano, mas (graças a Deus) eu usei muito e ela está bem velhinha já, mas as anotações eu faço em pequenos post-its ou em um caderninho de devocionais que eu tenho.
    Beijos!

    Eudinasds.blogspot.com.br

  2. Eu comecei a marcar minha Bíblia ontem. Como meu pai já tem o costume de utilizar marca texto, acabei utilizando também e percebi que manchou o verso da folha. O que faço? Posso começar a utilizar lápis de cor normalmente?

  3. Eu peguei a mania de além de grifar a Bíblia agora eu escrevo alguns significados tipo tinha o Dragão daí eu coloquei em baixo demonio tipo traduzindo e tbm tinha Á igreja daí eu coloquei A igreja somos nós. É pecado? Por que em apocalipse fala :
    Eu, João, aviso solenemente aos que ouvem as palavras proféticas deste livro: se alguma pessoa acrescentar a elas alguma coisa, Deus acrescentará ao castigo dela as pragas descritas neste livro

  4. Ola, Gente sou contra grifar a Bíblia. Motivo tive uma namorada na igreja e vivia escrevendo na minha bíblia e assim tmb meus irmãos e amigos depois q cresci nos largamos e desde então tenho pavor de escrever riscar ou qualquer coisa do tipo. E tambem teve o caso de um sobrinho meu q pegou minha bíblia e rasgou na hora quis matalo mais Deus me mostrou q não era certo.. Então Chorei e hj tenho pavor de emprestar bíblia tanto q tinha duas e pegaram sem permissão uma da nova linguagem de Hoje e não sei quem pegou e to desesperado querendo achar se puderem me doar uma ou orar para q me devolva Graça e Paz #NãoGrifeABiblia

  5. Escrever significados é um ótimo recurso; porque ao ler a passagem você consegue identificar do que está se tratando. Isso não é pecado, fique tranquila.

    Quando em Apocalipse fala sobre a sentença para aquele que acrescentar ou retirar algo do livro, está se tratando da Palavra inspirada. Ou seja, se alguém pegasse o texto no original e fizesse alguma alteração no que foi inspirado por Deus, seria condenado ao castigo.

    Quando colocamos palavras nos cantinhos das nossas Bíblias, não estamos alterando o texto bíblico, apenas fazendo observações para o maior entendimento daquela passagem. Basicamente as notas de rodapé das Bíblias de Estudo.

  6. Olá, você tem que orar para que Deus tire essa mágoa e esse trauma da sua vida. Digo isso, porque você é contra grifar a Bíblia só porque alguém pegou uma Bíblia sua e riscou ela e rasgou. Claro, a gente fica bem triste quando isso acontece; mas isso não pode virar um trauma que nos impede de viver o mais do Senhor.

    E por mais que alguém tenha pego a sua Bíblia sem permissão (roubado), não fique entristecido. Pense assim: Pele menos a pessoa que "pegou" vai ser edificada com um exemplar da Palavra de Deus. E se essa pessoa for tocada pelo Senhor, pode vir a se converter e, também se arrepender por ter roubado. Pois a Palavra vai tocar no coração da pessoa quando ela ler que não pode roubar, que Deus não se agrada dessa atitude.

    Quando tiver um exemplar da Bíblia, coloque informações como seu nome completo e um número de telefone caso você perca e uma pessoa ache, para que assim ela possa te devolver.

    Fique na paz de Cristo!

  7. Este mês Passado Acordei num sonho que a tinha achado, fomos convidados para estamos numa Igreja Chamada Filadelfia e la falei com o pastor ele disse que a uns meses atras alquem deixou uma biblia la no final do congresso dos jovens bem quando tinha eu ido com minha mocidade, e Graças a Deus era a Minha. Chorei tanto aos pes de Cristo para encontrala que quando deixei rolar ele mesmo trouxe a mim..

  8. Eu grifo minha bíblia, anoto data da pregação, os locais, informações complementares, depois surgiram os post-it os marcadores…já fui muito criticada…mas minhas anotações me ajudam muito quando preciso falar….agora sei que existem outras…
    Passei vergonha qd meu pastor pediu a bíblia emprestada para ler Mateus 5…a página estava toda rosa…mal dava para ler…kkkk "Sermão do monte tem muita coisa para anotar!" kkkk

  9. como professor da histórias das religiões, era "pecado" não grifar a minha bíblia ou qualquer outro livro sagrado das várias religiões. Ajuda muito na hora de dar as aulas

  10. Que legal eu tbm costumo marcar e pensei que podia ser errado e vim pesquisar no Google rs, mas eu marco com marca texto e realmente fica manchado do outro lado se marcar com força, vou comprar giz de cera e caneta colorida a partir de agora.
    Um abraço e obrigado pela matéria.

  11. Verdade Bruno, grifar ajuda muito na hora de estudar, principalmente em relação as Escrituras Sagradas. Eu anoto tudo, grifo bastante a minha Bíblia, até mesmo as notas de rodapé, pois hoje tenho uma Bíblia de Estudo.

  12. Fico muito feliz que tenha encontrado a resposta para sua dúvida aqui em nosso site. Continue grifando a sua Bíblia, agora da maneira correta e não canse de estudá-la.

    "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Timóteo 2.15)

    Um grande abraço para você também. =*

  13. Janaina, pode ter certeza que você não é a única que grifa a Bíblia e tem principalmente o Sermão do Monte todo colorido, pois eu também tenho. kkkk
    Tem pessoas que acham ruim, mas eu vejo como forma de aprendizado, pois grifando, anotando pontos importantes; aprendemos mais da Palavra de Deus.

    Que o Senhor continue lhe abençoando!

  14. Muito bom mesmo. Uma vez me questionaram sobre esse assunto, falei que não tinha problema em fazer anotações, ou marcar alguns versículos. Mas hoje pela me veio essa dúvida se pode ou não é gracas a Deus. Sua explanacão confirmou tudo. Obrigado
    Ps: irmãos eu só não compro alguns cadernos de anotações, porque realmente gosto de fazer anotações na Bíblia. Assim eu posso repassar de forma rapida o que aprendi, sem perigo de perder as anotações. Nunca gostei de Bíblia sem anotações. Quando comprei a minha nao gostava dela porque ela toda sem anotação. Sem explanacão. Sem ideias…
    Mas hoje Gracas a Deus ela esta na maioria cheia de explanações.

  15. Não me lembro quando comecei a marcar minhas bíblias. Eu sempre tive dificuldade em gravar o "endereço' de um texto, apesar de sabê-lo quase decorado. Marcar minhas bíblias ou escrever uma observação no canto da página me ajudava a encontrar os textos que eu queria. O problema é que muitas vezes, depois que minha bíblia estava toda marcada, que eu conseguia encontrar tudooooooo, eu sentia uma "vontade" contra a minha vontade, de dar a alguém a minha bíblia toda marcada… Resultado? Comprar outra bíblia e marcar tudo de volta, para depois tornar a dar… A última que fiz isso foi com uma Bíblia de Estudo BKJ atualizada!!! Estou pra comprar outra desde então. Atualmente estou usando uma Bíblia Anote que é perfeita para escrever tudo que consigo absorver do texto no momento. O ruim é que fiquei sem todas as observações que as leituras anteriores me trouxeram…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *