Animem uns aos outros todos os dias, é um mandamento bíblico citado em Hebreus 3.13. Essa prática por muitas vezes é negligenciada ou se torna algo opcional na vida do cristão.
No entanto, o encorajamento deve ser um hábito constante em nossa caminhada na fé. Aliás, você sabia que trazer uma palavra que revigora alguém é um dom dado por Deus?
A Bíblia menciona três listas de dons espirituais: 1 Coríntios 12.1-11; 1 Coríntios 12.38 e Romanos 12.5-8.
Porém hoje vamos nos concentrar nesta última e mais especificamente num dom que a maioria desconhece; sim, o dom de animar outras pessoas.
“Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Se o dom que recebemos é o dom de animar os outros, então animemos.” (Romanos 12.6a,8a – NTLH)
O que a Bíblia diz sobre animar uns aos outros?
Talvez você nunca tenha percebido essa maravilhosa dádiva do Senhor, por causa das traduções bíblicas mais antigas e pelo mau entendimento de alguns líderes que repassam ensinamentos equivocados à frente.
O mesmo versículo pode ser encontrado assim: “ou o que exorta, faça-o com dedicação” (Rm 12.8a). A palavra “exortar” em primeiro momento pode soar um pouco negativa para algumas pessoas, ainda mais quando associam com crítica.
Mas o significado bíblico dessa palavra é consolar e estimular a buscar o propósito de Deus. Ou seja, o dom de exortar nada tem a ver com lançar palavras duras, mas sim de encorajar, animar e edificar.
É óbvio que existirá momentos em que a palavra haverá um peso maior podendo conter uma repreensão, entretanto exortar não é ficar dando “cajadada” o tempo inteiro. Entende a diferença?
Costumo dizer que o dom de exortar assemelha-se ao dom de profecia quanto a sua finalidade, pois ajuda as pessoas crescerem no Senhor, dando-lhes coragem e consolo (1 Co 14.3).
E por falar em outros dons, o dom de animar pode vir acompanhado (ou não) do dom da palavra do conhecimento e do dom da palavra da sabedoria.
Em poucas palavras… O dom da palavra do conhecimento é quando Deus lhe revela algum acontecimento da vida de uma pessoa; e o dom da palavra da sabedoria é quando Deus lhe dá palavras sábias para que a pessoa possa aplicar em sua vida.
Um exemplo claro disso é quando José interpreta o sonho de faraó dizendo o que vai acontecer e depois dá um conselho sobre como lidar com aquela situação (Gn 41.25-36).
Animem uns aos outros: Como o dom de animar pode ser aplicado?
A aplicação do dom de animar não se restringe somente em grandes ocasiões; ele se manifesta nas palavras simples e atitudes do dia a dia.
Quando a Bíblia diz “animem uns aos outros” nada mais é que um convite de Deus para sermos canais de bênção para quem está ao nosso redor em um mundo marcado pelo desânimo.
“O Senhor me deu o seu Espírito, pois Ele me enviou para animar os aflitos.” (Isaías 61.1a,c)
Aqui estão algumas maneiras práticas de obedecer ao mandamento “animem uns aos outros” no cotidiano:
Quando você dá conselhos de acordo com o que a Bíblia ensina. “Quem pensa que pode vencer na vida sozinho vai fracassar totalmente; quem procura ajuda e pede conselhos será bem-sucedido.” (Provérbios 15.22)
Tão importante quanto falar com sabedoria é saber ouvir com empatia. Muitas vezes, Deus dá a palavra certa quando você compreende com atenção a dor ou a necessidade do outro.
Quando você fala palavras de coragem para os outros. “Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da casa do Senhor.” (1 Crônicas 28.20)
Uma palavra de encorajamento pode renovar a fé de alguém que está cansado, desanimado ou com medo de seguir em frente.
Por exemplo, ao reparar alguém que tenha facilidade de cozinhar ou ensinar, incentive-a. Às vezes, tudo o que essa pessoa precisa é de quem acredite no potencial dela. Suas palavras podem soar como um impulso que ela estava precisando.
Quando você se coloca no lugar do seu próximo para o confortar de algo. “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” (Romanos 12.15)
A empatia é muito mais do que falar, é simplesmente estar ali mostrando com sua presença e seu ombro amigo que a pessoa não está sozinha em suas dificuldades ou em suas vitórias.
Quando você corrige quando vê alguém indo por um caminho errado. “Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenha cuidado para que vocês não sejam tentados também.” (Gálatas 6.1)
É importante lembrar que essa correção não se trata de humilhar ou envergonhar o outro. Mas sim ajudar o outro a crescer e se alinhar com a vontade de Deus, sempre com mansidão e respeito e nunca para o constrangimento.
E como você pode receber este dom?
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.” (Mateus 7.7)
Assim como os demais dons, para recebê-lo você precisa buscar com fé e persistência em oração (1 Co 12.31).
Sempre lembrando que o dom de exortar tem por objetivo atender as necessidades do corpo de Cristo (a igreja) e não deve ser utilizado por motivos egoístas.
Você tem toda liberdade de orar pedindo para que Deus a revista com este dom, mas essa oração deve estar em submissão à vontade dEle, porque o Senhor distribui um dom diferente para cada pessoa conforme o que Ele quer (1 Co 12.11).
Ou seja, se o Senhor Deus não lhe conceder o dom de animar, fique tranquila, porque Ele sabe o que é melhor para você e para as pessoas que estão ao seu redor (pois a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita – Rm 12.2).
E com certeza irá te dar outro dom espiritual. Por isso, a Bíblia diz que não devemos ser ignorantes quanto a este assunto (1 Co 12.1).
E como você deve saber quando utilizar este dom?
“O Senhor Deus me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados. Todas as manhãs, ele faz com que eu tenha vontade de ouvir com atenção o que ele vai dizer.” (Isaías 50.4)
Da mesma forma que Isaías, no versículo acima, Deus irá lhe capacitar e dizer qual o momento em que você irá aplicar o dom de animar outras pessoas. Portanto, esteja atenta para que o Senhor está lhe falando; e nunca use o dom que Ele deu de forma indisciplinada, isto é, pela “carne”.
Busque a capacitação do Espírito Santo para que te dê discernimento para saber o que falar, quando falar e como falar.
Muitas vezes, a timidez ou o medo de se expor pode te impedir de usar esse dom tão importante. Mas ler o que a Palavra de Deus diz – animem uns aos outros – é um lembrete para superar essas barreiras.
Às vezes, em alguns momentos, isso vai significar orar em voz alta na frente de alguém. Mas não tenha vergonha, porque Deus usa até as palavras mais simples quando elas nascem de um coração disposto e cheio de fé.
Leia também: Tenho vergonha de orar em público. O que fazer?
“Não fiquem preocupados com o que deverão dizer ou como irão falar. Quando chegar o momento, Deus dará a vocês o que devem falar. Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito do Pai de vocês, que fala por meio de vocês.” (Mateus 10.19b,20)
💬 Por fim, você tem alguma experiência que deseja compartilhar ou opinião sobre como animar uns aos outros? Deixe seu comentário abaixo!
📲 E não se esqueça de nos seguir no Instagram @GarotasfasdeCristo para não perder nenhum conteúdo. Mil Beijinhos…
mt interessante, eu tbm mts amigas que tem esse dom de me animar
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Este comentário foi removido pelo autor.
É muito bom ter alguém que nos anime nas horas ruim, mas também é bom ter algum amigo que nos ampare.
O amor de Cristo nos une e nos conforta, e a fé nos cura da dor.
Bjinhos,
http://www.prosaamiga.com.br
A vida é uma uma circulo tudo que vai volta, então temos que cuidar e animar os outros para que possamos ser animados quando precisarmos!
Gostei muito,sempre é bom ter quem nos anima e a sensação de ver alguem que estava triste animado por vc,é melhor ainda.
É sempre bom tentar animar,concordo! Eu também vi um vídeo esses dias que fala assim: todo mundo sofre por alguma coisa, então seja legal com as pessoas <3 é muito fofo!
Eu acredito na frase: Seja uma mulher que eleva a autoestima de outra e pratico isso na minha vida sempre.
Deus é perfeito né? Até mesmo sem sermos merecedores Ele nos concede dons que até estando com Ele e atentos a Sua vontade conseguiremos usa-los.
Gostei de mais da sua postagem, tem muitos ensinamentos.
Para atrair coisas positivas é necessário manter as boas energias, animação sempre ajuda mais do que reclamação ou julgamentos.
Teu post me fez lembrar a parábola dos talentos, que também traz uma excelente reflexão!
Adorei!!!
Lendo o artigo fiquei na dúvida, mas acho que meu dom pode ser esse. Como descubro?
Nunca refleti sobre a possibilidade de pedir um dom nas orações… achei interessante. Bjos
Amei
Sempre digo palavras de incentivo aos meus próximos
Animar outros faz bem para eles e para nós
Gostei, muito legal!
Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha
Bacana o seu texto, ele proporciona uma gostosa reflexão. Fiquei pensando nas pessoas incríveis que tenho ao meu redor.