Ao longo da história da igreja, as missões têm desempenhado um papel fundamental na propagação do Evangelho e no estabelecimento da fé cristã em diferentes partes do mundo. No entanto, apesar da importância dessas atividades, muitos mitos e equívocos têm sido propagados sobre o trabalho missionário.
Hoje vamos explorar e desmascarar alguns dos maiores mitos sobre missões que já foram contados, revelando a verdade por trás dessas narrativas e destacando a importância contínua da obra missionária na disseminação do Evangelho.
3 mitos sobre missões
Antes de falarmos sobre os maiores mitos sobre missões contadas pelas pessoas, quero te fazer uma pergunta: Você sabe o que é missões? Muitas vezes esse termo é ligado a grandes viagens em prol da propagação da Palavra de Deus a todos os povos e nações. Claro, isso também faz parte, mas missões vai muito além…
A Bíblia diz em Atos 1.8 que nós seríamos testemunhas em Jerusalém, ou seja, no lugar onde vivemos. Seríamos testemunhas na Judeia, que significa um lugar próximo de onde estamos. Também diz que seríamos testemunhas em Samaria, que quer dizer em lugares mais distantes e até nos confins da Terra, ou seja, em todo o mundo.
Mito 1: Todo mundo já ouviu sobre o Evangelho
Esse é um dos mitos mais comuns que com certeza você já deve ter ouvido. Mas na verdade, cerca de um terço da população mundial nunca teve acesso ao conhecimento do Evangelho.
Estima-se que cerca de 4,2 bilhões de pessoas, ainda não tiveram contato com a mensagem do Evangelho de forma significativa. Essa parcela da população inclui grupos como hindus, muçulmanos, budistas e pessoas em áreas remotas ou de difícil acesso.
Mito 2: A maioria dos missionários está entre povos não alcançados
Afirmar que “a maioria dos missionários está entre povos não alcançados” é um dos mitos sobre missões que precisa ser desmentido. Infelizmente a maior parte dos missionários estão em países com populações majoritariamente cristãs, como Brasil e Estados Unidos.
É necessário conscientizar a comunidade missionária sobre a real necessidade de concentrar esforços na evangelização dos povos não alcançados, para que a mensagem do Evangelho chegue a todos os cantos do mundo.
Mito 3: Quem se envolve com missões é quem tem chamado missionário
Dizer que “quem se envolve com missões é quem tem chamado missionário” é um dos maiores mitos sobre missões e que limita a participação de todos na Grande Comissão. Já que o IDE foi uma ordem deixada por Jesus para todos os seus discípulos.
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”
(Marcos 16.15)
A ordem que Jesus nos deixou para o IDE é responsabilidade de TODOS e não se restringe aos missionários. Todos os cristãos, independentemente de suas habilidades, talentos ou circunstâncias, são chamados a pregar o Evangelho a todas as pessoas.
E existem diversas maneiras de se envolver com missões, desde servir na igreja local até ir para o campo missionário.
Então, todos nós precisamos estar cientes dos mitos sobre missões e participar do IDE de alguma forma, seja orando ou ofertando. O apoio da igreja local é fundamental para o envio e sustento de missionários.
Compartilhe essa mensagem para seus amigos e nos ajude a conscientizar a igreja sobre missões. Siga-nos também no Instagram. Até a próxima!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com