Nos dias atuais, o termo “seita” é muitas vezes associado a grupos religiosos extremistas ou manipuladores, que exercem controle sobre seus membros e distorcem doutrinas para alcançar seus próprios objetivos. 

Saber como identificar uma seita pode ser desafiador, pois muitas vezes ela se disfarça sob uma aparência de normalidade e busca ativamente novos seguidores. No entanto, existem sinais claros que podem ajudar a reconhecê-las, assim como medidas que podem ser tomadas para sair delas.

Jesus mesmo disse a seus discípulos que viriam falsos profetas usando o Seu nome para ensinar mentiras e desviar as pessoas da verdade. Para evitar que isso ocorra contigo, é necessário que descubra como identificar uma seita e correr para longe dela.

“Pois alguns homens que não temem a Deus entraram no meio da nossa gente sem serem notados. Eles torcem a mensagem a respeito da graça do nosso Deus a fim de arranjar uma desculpa para a sua vida imoral. E também rejeitam Jesus Cristo, o nosso único Mestre e Senhor. Há muito tempo que as Escrituras Sagradas anunciaram a condenação que eles já receberam.”

(Judas 1.4)

Estou em uma seita? Como identificar uma seita?

Para saber se você está em uma igreja ou em uma seita é necessário ficar atento aos quatro sinais de alerta respondendo algumas perguntas para descobrir.

Primeira pergunta: O lugar que você frequenta tem outra fonte de autoridade além da Bíblia?

Se sim, você com certeza está frequentando uma seita. Os cristãos admitem apenas a Bíblia como fonte de conhecimento do Deus verdadeiro, já as seitas elas sempre adicionam algo à Bíblia. Ou seja, sempre vai ser a Bíblia mais alguma coisa ou algum outro livro ou mais um profeta.

Um dos sinais de como identificar uma seita é que ela, mesmo citando a Bíblia, aceita outras revelações por parte dos seus líderes ou dadas por algum anjo. Ainda dizem que estas novas revelações têm autoridade maior do que a Bíblia e seus membros devem seguir as ordens dadas pelo líder ou anjo. Um dos seus argumentos é dizer que a Bíblia foi alterada.

“Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado!”

(Gálatas 1.8)

Segunda pergunta: O lugar que você frequenta afirma que Jesus não é Deus?

Se sim, você com certeza faz parte de uma seita. Os cristãos admitem a divindade de Jesus, mas as seitas por mais que falem bem de Cristo, não O consideram como sendo o verdadeiro Deus e nem o único Salvador da humanidade.

Um dos sinais mais fáceis de como identificar uma seita é que ela reduz Jesus a um homem bom, apenas um profeta de tantos outros, e assim por diante. Geralmente, as seitas dizem que quem adora a Jesus está cometendo idolatria e que só pode adorar a Deus. Esquecendo do fato de que Jesus é Deus e que na Bíblia permitiu ser adorado por outras pessoas.

“E os discípulos adoraram Jesus, dizendo: — De fato, o senhor é o Filho de Deus!”

(Mateus 14.33)

Terceira pergunta: O lugar que você frequenta ensina que você só é salvo se praticar boas obras?

Se sim, posso te garantir que você faz parte de uma seita. Os cristãos acreditam que a salvação vem pela graça por meio da fé em Jesus Cristo. Já um dos sinais claros de como identificar uma seita é que ela vai afirmar que a salvação é pela graça mais alguma outra coisa, a graça mais um cumprimento de uma lei, a graça mais boas ações.

As seitas pregam que você pode acumular méritos perante a Deus para merecer o perdão dos pecados fazendo boas ações, como dar esmolas aos pobres por exemplo. Além de dizerem que somente os membros daquele ambiente poderão ser salvos e que não há salvação fora daquele grupo religioso.

“Pois pela graça vocês são salvos, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”

(Efésios 2.8,9)

Quarta pergunta: O lugar que você frequenta diz que você deve ser fiel ao líder tanto quanto é de Deus?

Se sim, mais uma vez digo, você faz parte de uma seita. Os cristãos acreditam que devemos respeitar e obedecer as autoridades eclesiásticas até certo ponto. Se o líder abusa de sua autoridade ou se o líder diz algo contrário à Palavra de Deus, ele não deve ser seguido como exemplo.

Já nas seitas, o líder deve ser seguido como se fosse Deus na Terra. Não importa o que ele diga ou faça, ele sempre estará certo.

“Pedro e os apóstolos responderam: “Devemos obedecer a Deus antes de qualquer autoridade humana.”

(Atos 5.29)

O que fazer para sair de uma seita?

Sair de uma seita que se disfarça de igreja cristã pode ser um processo desafiador, mas não impossível. É importante ter em mente que você não está sozinho. Busque apoio conversando com familiares e amigos de confiança que não estejam envolvidos na seita.

Comece a se distanciar gradativamente do grupo diminuindo sua frequência nas atividades da seita. Evite contato com os líderes e membros mais influentes e esteja preparado para enfrentar desafios. Pois a seita pode tentar te pressionar a permanecer no grupo. Você pode ser alvo de críticas, insultos e até mesmo ameaças

Mas lembre-se: Você tem o direito de sair de qualquer grupo que te faça mal. Você não precisa se sentir culpado ou envergonhado por ter feito parte de uma seita. Há muitas pessoas que podem te ajudar a reconstruir sua vida.

Enfim, com as quatro perguntas você consegue saber como identificar uma seita. E se você hoje tiver dentro de uma, minha orientação é sair o quanto antes. Procure sempre ler a Palavra de Deus e orar ao Senhor para te guiar para uma igreja realmente bíblica.

Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida pode me escrever aqui embaixo nos comentários. E faço um convite para que você nos siga no Instagram para mais conteúdos como esse.

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *