“Eu tenho 13 anos e namoro escondido dos meus pais, porque eles não permitem que eu tenha um relacionamento amoroso e dizem que se eu namorar agora, eu não vou focar nos estudos e acham que eu vou engravidar. Gostaria muito de assumir em público que estou namorando… Sinceramente, eu já não sei mais o que fazer.” — R.

“Meus pais dizem que para namorar eu devo ter estabilidade financeira, emocional e espiritual… Mas eu estou gostando de um rapaz e ele também gosta de mim e pretendo namorar escondido dos meus pais. Isso é errado?” — D.

Eu sei que muita gente namora escondido dos pais ou pretendem fazer isso por “n” motivos, mas qual o problema de namorar sem seus pais saberem disso? O que há de errado em manter o relacionamento em segredo e usar palavras em código em suas conversas para que ninguém perceba?

O que há de ruim em sair com quem você gosta junto com alguns amigos para seus pais não desconfiarem do seu namoro ou até mesmo usar sua melhor amiga como desculpa estando ela disposta a dar cobertura à você?

Namorar escondido dos pais dá certo?

Se você está pensando em namorar escondido ou até mesmo já faz isso, as chances desse relacionamento dar errado são muito grandes. Provavelmente você quer esconder esse namoro porque sabe que seus pais não aprovariam o relacionamento ou proibiram de fato.

E por experiência própria digo que você não vai conseguir sustentar a mentira por muito tempo; seus pais vão acabar descobrindo pela boca de outra pessoa e você ficará com má reputação diante dos seus responsáveis.

Além de você fazer com que sua família fique triste com essa situação, fará com que seus pais percam a confiança em você. E quando seus pais não confiam em você, a tendência é que se tornem mais rígidos contigo e darem menos liberdade.

Acredite, seus pais só querem o seu bem e eles sabem o que é melhor para sua vida. Talvez você possa não achar isso agora, mas um dia irá perceber, então é melhor obedecê-los agora do que ser tarde demais para conquistar a confiança deles novamente.

Por que não é legal namorar escondido?

Tudo que precisa ser escondido é errado. Na verdade, namorar escondido te impede que tenha a proteção que um relacionamento às claras pode oferecer.

A Bíblia diz que não há nada que você possa esconder de Deus a quem deve prestar contas de tudo o que faz (Hb 4.13). Portanto, se você estiver escondendo o seu namoro, o próprio Deus sabe disso e chegará o dia em que tudo que está escondido será conhecido (Lc 12.2).

Tudo tem o seu devido tempo para acontecer, e namorar também tem o tempo certo (Ec 3.1); não adianta querer apressar as coisas… Portanto, é bom lembrar que a Palavra de Deus ensina que devemos acatar as recomendações dos nossos pais (Ef 6.1) e se eles proibiram o seu namoro, com toda a certeza devem ter bons motivos para isso.

Por exemplo, você é cristã, então seus pais vão querer que você namore apenas com alguém que também é cristão e somente quando ambos estiverem prontos e preparados para pensar em casamento. Porque namoro é isso, é uma fase onde vocês dois dão um passo para o altar… você, talvez com catorze anos de idade não tem a mínima maturidade para se casar logo.

Agora, se você já está envolvida em um namoro escondido, então chegou o momento de fazer as coisas certas, sem mentiras ou omissões e nem quebrando a confiança dos outros. Isso significa que você terá que contar para os seus pais e assumir o namoro publicamente (caso eles permitam).

É óbvio que contar para os pais trará algumas complicações, porque você traiu a confiança deles e é normal que eles fiquem chateados.

Meu conselho é que se você não tem idade e maturidade para assumir um namoro e casar, termine o relacionamento. Por mais que possa doer em seu coração, você fará o que é certo!

Caso já tenha idade suficiente, você e o rapaz precisam conversar com os seus pais, peça perdão a eles por não terem contado nada antes e digam que estão dispostos a fazer o que for preciso para colocar a situação em ordem. Isso mostrará que vocês têm maturidade.

E se os pais não permitirem o namoro, confie em Deus, pois se esse relacionamento faz parte do propósito dEle em suas vidas, então não há nada que possa separá-los.

Ou seja, talvez vocês tenham que se afastar um do outro por algum tempo, mas se for do propósito do Senhor, Ele vai uni-los novamente. E se não for da vontade de Deus, Ele encaminhará as coisas de um jeito ainda melhor, muito mais do que você é capaz de imaginar.

Por fim, se você tem uma amiga ou amigo que namora escondido, não seja cúmplice por ajudá-los a guardar o relacionamento deles em segredo. A Bíblia diz: “Não participe dos pecados alheios” (1 Timóteo 5.22).

Isso quer dizer que você não deve encobrir o que eles estão fazendo e que precisa tomar uma atitude. Ou seja, converse com eles primeiro, caso eles dão deem ouvidos, conte imediatamente para os pais deles. E não tenha medo de perder a amizade, com o tempo, se ela ou ele forem amigos verdadeiros, perceberão que você agiu para o bem deles. “O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere” (Provérbios 27.6a).

Espero de todo o meu coração que esse artigo tenha te ajudado a tomar decisões do que é o correto a se fazer. Aproveite e nos siga no Instagram @GarotasfasdeCristo e no Twitter @_GFDC para ter acesso a conteúdos semelhantes a este. Que a paz de Cristo Jesus esteja sobre você… Mil Beijinhos…

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

One thought on “Qual o problema de namorar escondido?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *