“Eu não tenho a mínima vontade de ter filhos. Vejo muitas crianças sofrendo por causa de pais que não tem condições de dá o básico para elas e que colocam a responsabilidade em cima dos avós para cuidá-las. Não quero ser esse tipo de pessoa. Sem contar em como o mundo está, cheio de violência e maldades.” — G.
“Nunca quis ser mãe e continuo não querendo. Sinto que te ter filhos só vai atrapalhar a minha vida até porque tenho uma carreira profissional pela frente. Filhos dão muito trabalho, gastos e precisam de tempo, coisa que eu não tenho. Só acho que mulher não é obrigada a ser mãe!” — B.
“Eu e meu marido estamos casados já faz alguns anos, e ainda não temos filhos. Nossa família, amigos e inclusive a igreja têm nos pressionado para termos um bebê logo. Mas a verdade é que não tenho vontade de ser mãe e nem ele de ser pai.” — T.
Cada vez mais vemos comentários como os citados acima e essa é uma pergunta frequente por aqui já que questionam se é pecado não querer ter filhos. Muitos casais tomam a decisão de não ter filhos por causa das dificuldades financeiras ou até mesmo porque querem conquistar algum sonho juntos.
Entretanto, outros dizem que gerar filhos é uma ordenança bíblica dentro do casamento. Quem será que está certo nesta história? É o que veremos a seguir…
Perspectiva bíblica sobre filhos
Antes de tudo, é preciso termos um ponto de vista bíblico acerca de gerar filhos, já que para nossa sociedade eles são um fardo, atrapalham e criam barreiras para aqueles que desejam obter um plano de carreira profissional promissora. No entanto, a Bíblia diz que os filhos são uma bênção e um presente do Senhor:
“Os filhos do seu ventre serão abençoados.”
(Deuteronômio 28.4a)
“A criança que você vai ter é abençoada.”
(Lucas 1.42b)
Existe também alguns versículos muito conhecidos no livro de Salmos que trata os filhos sob um olhar de Deus. Um trecho dele diz: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.” (Salmos 127.3-5)
O Salmo 127 fala muito sobre Deus sustentar a nossa casa e os nossos filhos, mesmo que tenhamos muitos filhos. Geralmente, as pessoas não querem ter filhos por causa do dinheiro dizendo que crianças são difíceis de se manter financeiramente. Mas o texto diz que é em vão ficar preocupado acerca do que vamos conseguir, porque no final das contas quem nos mantém e nos sustenta é o Senhor.
Por isso, os primeiros versículos falam sobre confiar na provisão financeira de Deus antes de tocar no assunto da geração de filhos.
Portanto, filho não é prejuízo e nem gasto! Nós como cristãos devemos enxergar os filhos como recompensa que o Senhor nos dá. Quando a Bíblia diz que eles são “flechas nas mãos do guerreiro” está querendo dizer que os filhos são instrumentos para serem lançados para alcançar o mundo com a Palavra de Deus. E nós ficaremos “felizes quando a nossa aljava estiverem cheia de filhos”.
Não querer ter filhos é pecado?
Já digo te antemão que não querer ter filhos é pecado sim e vou explicar o motivo. Existe um mandamento claro de Deus que ensina que o homem e a mulher devem multiplicar e povoar a terra. É uma ordem tanto antes da queda como depois da queda, como vemos nos versículos abaixo:
“Então Deus os abençoou e disse: Sejam férteis e multipliquem-se.”
(Gênesis 1.28a)
“Sejam férteis e multipliquem-se. Encham a terra.”
(Gênesis 9.1b)
“Ah, mas isso só fazia sentido na época em que não tinha muitas pessoas no mundo, e agora temos mais de sete bilhões de indivíduos neste planeta…”, argumentam algumas pessoas. No entanto, a ordem de se multiplicar não foi revogada após a queda, pelo contrário, ela é reafirmada como vimos anteriormente.
Além disso, o casamento não é apenas para auxílio mútuo entre o homem e a mulher, mas também para a propagação da humanidade. Logo, aqueles que casam são ordenados a procriar caso não seja estéreis. Isso não quer dizer que sexo seja apenas para procriação.
Não é errado o casal querer se planejar depois de algum tempo de casados para assim ter filhos usando anticoncepcionais. Mas não podem ficar adiando a decisão de gerar filhos achando que precisa ter uma estabilidade financeira excelente primeiro. Lembrem-se: que quem sustenta é o próprio Senhor.
“Mas o mundo de hoje está caótico pra ter filhos!”, dizem outras pessoas. Entretanto, o mundo pós queda sempre foi caótico e Deus em meio a este mundo conturbado diz que filhos são bênção e nos manda tê-los.
Não querer ter filhos é uma escolha egoísta de sua parte, pois não quer abrir mãos dos seus sonhos e nem fazer sacrifícios para arcar com a responsabilidade de gerar filhos. Você deve aceitar o seu papel como mãe (1 Tm 2.15) com muita honra!
Conclusão
O casal que decide não ter filhos está pecando contra uma ordem do próprio Deus. Pois a visão de filhos como um peso, privação de liberdade e empobrecimento é uma percepção secular e feminista que incentiva uma vida com o foco na Terra. Mas no ponto de vista bíblico, os filhos são uma bênção e herança do Senhor.
Devo pontuar aqui, que falei acerca da decisão de NUNCA ter filhos e não da escolha do casal de não ter filhos em algum momento; o que é bem diferente. Você pode de maneira sábia planejar o melhor momento para ter seus filhos. Porém, analise suas motivações se são realmente justas; até porque é necessário o mínimo de condição e maturidade para criar seus filhos.
A nossa cultura diz que os filhos são empecilhos, mas a Palavra de Deus diz que você será muito feliz ao ter filhos. Agora, você vai enxergar os filhos como Deus os vê ou enxergá-los com a visão do mundo? Você realmente acredita que os filhos são herança do Senhor? Pense sobre isso!
Para finalizar deixo um versículo para reflexão:
“Casem e tenham filhos. E que os filhos casem e também tenham filhos. Vocês devem aumentar em número e não diminuir.”
(Jeremias 29.6)
Após ler esse artigo, qual sua opinião de casais que decidem por não terem filhos? Você concorda com o nosso texto ou discorda? Deixe seu comentário! Nos siga também nas outras redes sociais como o Instagram @GarotasfasdeCristo e o Twitter @_GFDC. Mil Beijinhos…
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com
Nem todos casais são chamados a ter filhos.
Ter filhos é uma decisão pessoal do casal.
So li merda , vc nao sabe oque fala tem gente que nao tem psicólogico e vcs impondo regras apontando o dedo vc deveria ter senso
Olá Luiza, obrigada por comentar. Como exposto no artigo acima, segundo a Bíblia, ter filhos é uma ordenança de Deus e não podemos usar de nossos "achismos" ou "temores" para fugir do chamado que o Senhor tem para o casal. Sendo assim, se um casal decide por nunca ter filhos, está pecando contra o que Deus instituiu.
Querido Anônimo(a), em momento algum apontei o dedo e este artigo foi escrito com muito zelo e carinho. É só observar ao longo das páginas da Bíblia como os casais que temiam a Deus tratavam a questão de ter filhos, todos eles sabiam que os filhos são uma bênção na vida do casal e se algum deles eram estéreis, clamavam ao Senhor por um milagre: Abraão, Ana, etc… só para citar alguns.
É óbvio que para ter filhos é necessário ter maturidade e condição para criá-los, por isso é muito importante o casal conversar sobre essas questões enquanto ainda estão namorando, para que não haja conflito no futuro e estabelecerem um momento em comum acordo para ter filhos após casados. E é por isso também que não deve se namorar cedo demais, pois adolescentes não possuem maturidade e condições suficientes para casar e ter filhos.
Eu digo o contrário, se você acredita que é difícil entrar no céu e que o inferno é eterno, você tem a obrigação moral de não ter filho nunca. Egoísmo é colocar mais pessoas nesse mundo para correrem o risco de ir para o inferno sendo que a culpa é dos pais. Se você ama seu filho, não coloque ele no mundo em primeiro lugar. A Bíblia não proibe o celibato, se casar com outra pessoa traz a obrigação de ter filhos, se separe do marido, tudo para poupar mais pessoas de correrem o risco de passar a eternidade no inferno. Quem faz filhos pensando apenas em si mesmo, não nos filhos, são os verdadeiros egoístas.
Melhor um casal se separar para praticar celibato por toda a vida do que trazer pessoas para cairem no inferno. Se ninguém nacesse, ninguém ia sofrer no inferno, logo o inferno estaria vazio. Poupem a existência de seus futuros filhos, eles estão melhor se não virem para esse mundo para serem condenados ao inferno.
Obrigado pelo texto
Respeito o artigo mas ter filhos e casar devia ser uma escolha livre árbito, nunca uma obrigação. Filhos é uma baita responsabilidade, nem todo mundo tem estabilidade financeira, psicológica para cuidar de um ser que vai ser dependente de você até a maioridade. A maternidade já é difícil por si só, por mais que tenha marido que ajude a responsabilidade é sempre da mulher, perde horas de sono, nem toda mãe ama nem todo filho ama. Se for para ter filhos por obrigação, mãe e/ou pai não vai cuidar pela própria vontade, tiveram filho por ter. Escolher não ter opção deve ser respeitada, há pessoas que realmente não devem ter filhos de jeito nenhum não é para qualquer um dom para serem pais, melhor não ter do que serem pais irresponsaveis.
Nada haver com feminista aiai
"Lembrem-se: que quem sustenta é o próprio Senhor." Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs muitos rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Oe irmã paz Do Senhor jesus , não é pecado não querer ter filhos dependendo da razão do casal, existem casais missionários ou decicados ao ministério da igreja que decidem não ter filhos para se dedicar a obra de Deus, ja vi alguns deles , e também claro casais que se formam depois dos 35 , 40 anos onde já fica complicado a mulher ter filhos Deus abençoe , o que valida a acao é a motivação , dependendo da motivação ter filhos será pecado
Tão sem noção esse texto. Kkkk da vontade de ir. Vergonha alheia. Kkk vai lá vc, tenha filhos e siga sua vida. Imagina uma mulher, que ok, errou na escolha do marido, acontece, somos passíveis de erros sim. Imagine ela tendo filhos sem zero condições pra dar o básico pro filho, ver ele até. Passar fome. Essa mulher não tem a fé que Deus vai prover… e ali tá o filho sofrendo… no fim o filho sofre, sofre também por conta da maturidade que essa mãe e pai não tiveram .. não tiveram uma boa educação dos seus pais. Só digo que tanto os pais qto os filhos irão sofrer muitooooo por conta dessa decisão de ter filhos sem zero condições pra isso
Infelizmente, seguir as ordens desse Deus é desgraçar a própria vida. Eu não quero e não vou ter filhos. E outra; pratico celibato. Não me casei, não namoro e não vou me casar, como também não pratico e nunca pratiquei nenhum tipo de sexo e nem penso sobre isso, vendo que eu
estou no auge da minha juventude, e detesto essas pessoas movidas a sexo l, tenho nojo. Meu pudor ainda é da idade média. Ser mãe/pai, é fácil, o difícil é você ter peito pra resolver os problemas, dinheiro pra sustentar, paciência, carinho e tudo que é necessário pra ter uma criança. Hoje eu sou bem maduro, e graças a mim mesmo eu sei como eu sou feliz e não sabia. As pessoas tem a péssima mania de dizer que as pessoas como eu são assim pra terem falta de pudor; só que eu digo que não. Inclusive eu sou solteiro e extremamente pudorado. Mais que um padre até, porque os padres têm seus problemas de moral e todos nós sabemos. Graças a mim, hoje eu levo uma vida tranquila, agradável e não pretendo criar sarna pra me coçar. Não faço mais parte da congregação, já fiz, mas eu percebi que meu lugar não era lá, porque eu não concordo com quase tudo que estabelecem. Graças a mim, hoje eu tenho essa cabeça forte e ótimos costumes que a maioria das pessoas da sociedade já perderam.