Os dez mandamentos chamados também de decálogo podem ser encontrados na Bíblia Sagrada em Êxodo 20.3-17. Eles são um conjunto de leis divinas entregues por Deus a Moisés no Monte Sinai.

Representam os princípios fundamentais da moral e da ética para uma vida justa e em harmonia com Deus e com o próximo. Saiba o significado e a importância dos dez mandamentos, analisando cada um deles em detalhes e oferecendo reflexões sobre sua aplicação na vida moderna.

1º Não ter outros deuses

Não tenha outros deuses além de mim.

(Êxodo 20.3)

2º Não fazer imagens para adorar

Não faça para você nenhum ídolo na forma de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra. Não se prostre diante deles nem lhes preste culto, porque eu, o Senhor, o seu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelo pecado dos pais até a terceira e a quarta geração daqueles que me odeiam, mas trato com amor leal até mil gerações os que me amam e obedecem aos meus mandamentos.

(Êxodo 20.4-6)

3º Não falar o nome de Deus em vão

Não tome o nome do Senhor, o seu Deus, em vão, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.

(Êxodo 20.7)

4º Guardar o sábado (Dia do Senhor)

Lembre‑se do dia de sábado para santificá‑lo. Trabalhe seis dias e neles faça todos os seus trabalhos, mas o sétimo dia é um sábado para o Senhor, o seu Deus. Nesse dia, não faça trabalho algum, nem você, nem o seu filho, nem a sua filha, nem o seu servo, nem a sua serva, nem os seus animais, nem os estrangeiros residentes nas suas cidades. Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, mas, no sétimo dia, descansou. Por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.

(Êxodo 20.8-11)

5º Honrar pai e mãe

Honre o seu pai e a sua mãe, a fim de que você tenha vida longa na terra que o Senhor, o seu Deus, lhe dá.

(Êxodo 20.12)

6º Não matar

Não assassine.

(Êxodo 20.13)

7º Não adulterar

Não adultere.

(Êxodo 20.14)

8º Não furtar

Não furte.

(Êxodo 20.15)

9º Não dar falso testemunho

Não dê falso testemunho contra o seu próximo.

(Êxodo 20.16)

10º Não cobiçar o teu próximo

Não cobice a casa do seu próximo. Não cobice a mulher do seu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo.

(Êxodo 20.17)

Leia também: Não tomar o nome de Deus em vão

Siga-nos no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *