Será que é pecado visitar outras igrejas de denominações diferentes que a minha? Essa é uma questão que causa dúvidas em muitos irmãos em Cristo. Até porque quem nunca soube de algum líder que proibiu os membros de visitar outras igrejas que não seja a qual ele faz parte?

Para alguns, a simples ideia de frequentar outra igreja que não seja a sua congregação habitual soa como infidelidade à sua igreja. Argumentam que visitar outras igrejas pode enfraquecer a fé e o compromisso com a comunidade local. 

Entretanto, outros já defendem uma visão mais aberta argumentando que a visitação a outras igrejas é uma oportunidade de conhecer novos irmãos em Cristo e fortalecer a fé.

E agora, é pecado visitar outras igrejas ou não? É o que veremos a seguir…

Posso visitar outras igrejas?

Não é pecado visitar outras igrejas de vez em quando em cultos ou eventos. Alguns pastores ficam incomodados quando suas ovelhas visitam outra igreja, porque veem a outra como sendo uma concorrente da comunidade local de fé. 

Acham que uma igreja sadia é uma igreja cheia, quando na verdade uma igreja sadia é quando ela é cheia do Espírito Santo. Alguns líderes pensam que quando você vai ao culto de outra denominação, aquela outra igreja irá “roubar” um membro de sua comunidade de fé.

No entanto, mesmo não sendo pecado visitar outras igrejas é importante lembrar de sempre priorizar a sua igreja local. Isso significa que é necessário frequentar a igreja ao qual é membro e participar ativamente da obra de Deus realizada naquela comunidade de fé.

Outro ponto que preciso destacar é que você precisa tomar bastante cuidado ao visitar outras igrejas para que não aprenda falsas doutrinas que possam estar ali ou até mesmo não ser enganado e estar frequentando uma seita.

Dito isso, nós não precisamos brigar entre nós mesmos, mas andar em unidade, caminhando pelo mesmo objetivo que é Cristo. A Bíblia mesmo diz:

“Porque quem não é contra nós é por nós.”

(Marcos 9.40)

Ou seja, independentemente da denominação que fazemos parte, se somos a favor de Jesus, então Ele estará conosco.

É pecado visitar outras igrejas sem pedir permissão ao pastor?

Agora que você já sabe que não é pecado visitar outras igrejas que não seja a sua, outra polêmica se levanta: “Eu devo pedir permissão para o pastor da igreja que frequento para visitar outras igrejas?”.

Existem líderes que dizem que é necessário pedir permissão ao pastor para fazer uma visita em outra igreja, pois segundo eles isso faz parte da obediência eclesiástica.

Mas a verdade é que você não tem que pedir permissão não. O que eu aconselho que você deve fazer é que sempre que puder, comunique ao seu pastor sobre por onde estar andando. Somente para que o pastor saiba por onde você está e orientá-lo sobre possíveis distorções doutrinárias em alguma igreja.

O pastor não pode te impedir de ir a qualquer lugar, ele apenas pode orientar sobre os prós e os contras para que não esteja indo para um caminho errado. Mas lembre-se do que eu disse antes: priorize a sua igreja local.

Por fim, o que você acha sobre esse assunto? Acha certo ou errado visitar outras igrejas de vez em quando? E sobre pedir permissão ao pastor para visitar outras denominações? Escreva aqui embaixo nos comentários a sua opinião e enriqueça esse debate.

Ah, e não se esqueça de nos seguir no Instagram onde compartilhamos conteúdos para a sua edificação. Até a próxima!

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *