Muitas meninas fazem alisamento nos cabelos em salão de beleza. E outras fazem uma transição capilar, ou seja, deixam de passar química nas madeixas e assumem a forma natural delas. Mas isso gera muita dúvida no meio cristão. Até porque “usos e costumes” na igreja é algo bem polêmico. Afinal, alisar ou encrespar o cabelo é pecado ou não?
De modo geral, quando as pessoas tocam nesse assunto costumam citar este versículo:
“O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura de vestes.”
(1 Pedro 3.3)
As pessoas usam o sentido “frisar” como encrespar o cabelo. Ou seja, se o versículo fala contra a prática de encrespar o cabelo, então serve também para falar sobre alisar. Já que o sentido seria o mesmo. No entanto, a palavra “frisar” também é um termo que tem o conceito de: destacar algo. Por exemplo, quando você vai frisar parte de uma frase; está querendo dizer que vai destacar aquela parte.
Por isso, ao ler o que Pedro escreveu a gente pode concluir que não tem nada a ver com encrespar o cabelo. Mas sim sobre “destaques” ou “enfeites” nos cabelos. E isso você pode provar ao ler o mesmo versículo em outras versões, como:
“Não se preocupem com a beleza exterior que depende de joias, ou de roupas bonitas, ou de penteados exagerados.”
(1 Pedro 3.3 – Bíblia Viva)
Porém, isto não quer dizer que não se pode usar enfeites nos cabelos. Pois o que Pedro fala é que a beleza que vem de dentro não some como a que vem de fora (1 Pe 3.3,4). Então também não é errado usar roupas e joias caras. O problema que Pedro estava combatendo era de as mulheres ricas ficarem menosprezando as mais pobres.
E a vaidade?
De acordo com algumas pessoas, o ato de alisar o cabelo ou encrespar é não aceitar a forma que Deus deu aos seus fios. Pois dizem que quem tem crespo quer alisar e, que tem liso quer encrespar. E estão questionando ao Senhor: “Por que me fizeste assim?” (Rm 9.20c). Além disso, dizem ser o pecado da vaidade.
Só que cuidar da aparência não é vaidade. E seguindo a mesma lógica, então Deus não veria com bons olhos quem usa aparelho nos dentes. Já que não aceita a forma de seus dentes. Percebe os dois pesos e duas medidas (Pv 20.10)?
Logo, a questão não é deixar de aceitar as madeixas, mas sim ressaltar sua beleza através do que você acha que cai bem com seu estilo. Porém, é bom lembrar que não se pode valorizar demais algo tão fútil. Pois como Pedro disse, a beleza que vem de dentro vale muito mais.
Segundo as mesmas pessoas, alisar ou encrespar o cabelo é um ato de mentira. Porque dizem que é enganação. Porque mudaria a real forma das madeixas. Mas seguindo a mesma lógica, então Deus não veria com bons olhos a gente passar perfume. Já que não aceita o odor real do seu corpo e, assim, “mentindo” quando fica cheirosa. Percebe o quão absurdo é isso?
Destruindo o templo?
Conforme algumas pessoas que tocam neste assunto, o fato de alguém alisar ou encrespar o cabelo é destruir o templo e, Deus destruirá essa pessoa (1 Co 3.17). Mas o versículo que se baseiam, falam de igrejas locais e não de indivíduos como em 1 Coríntios 6.19,20.
No entanto, é fato que passar prancha e química no cabelo danifica os fios. Aliás, devemos cuidar da saúde dos cabelos sempre; para evitar que os fios quebrem e ressequem. Mas não cuidar do templo do Espírito (1 Co 6.19) inclui várias coisas como a higiene, a alimentação, etc.
Concluindo… alisar ou encrespar o cabelo e fazer transição capilar não é pecado! Portanto, não deixem que coloquem um jugo e fardo pesado sobre sua vida. Porque Cristo disse que o jugo dEle é suave e o fardo é leve (Mt 11.30).
E não se esqueça que sua beleza interior é a mais importante! Deixe que floresça em você a beleza de um espírito amável e manso que tem muito valor para Deus (1 Pe 3.4).
Você pode gostar também de:
E aí, esse artigo tirou suas dúvidas? Tem mais alguma pergunta sobre esse ou outro assunto? Deixe o seu comentário e siga a gente no Instagram. Mil Beijinhos…
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com
Muito obrigada😍
Muito bom ☺️
Discordo totalmente de suas palavras
Pois as suas comparações são bem distantes uma da outra.
Exemplo
Alisar os cabelos para aparelhos nos dentes.
Passar perfume para frizar o cabelo
Não tem nada haver higiene com mudanças no corpo a qual nos mesmo modificamos.
E Deus está falando que o nosso corpo é templo do Espírito Santo…ele está falando do nosso corpo sim e não de templos ou igrejas.
A palavra de Deus diz em 1 corintios 10 .23-25-Todas coisas me são lícitas mas nem todas me convém.
Sabemos o que podemos e o que não podemos fazer então cabe a cada um de nós fazermos nossas escolhas pois prestaremos conta com Deus das nossas ações.
Concordo com vc