Ouvir música secular é pecado? Essa é uma dúvida comum entre os cristãos, especialmente entre aqueles que se converteram recentemente.
Enquanto alguns líderes dizem que não há problema algum em escutar esse tipo de música, outros já afirmam que músicas mundanas afastam o cristão de Deus.
E em vez de esclarecerem, acabam por confundir ainda mais a nossa mente por essas divergências de opiniões.
Mas, afinal, qual é a verdade sobre esse assunto? Vamos analisar o tema à luz da Bíblia.
O cristão pode ouvir música secular?
Essa é uma daquelas questões que geram opiniões e respostas diferentes por parte de suas lideranças na igreja.
Uns dizem que não tem mal algum e outros já com firmeza em suas palavras dizem que é pecado e ponto final.
A verdade é que a Bíblia não fala explicitamente sobre o tema, mas nos dá princípios que podemos aplicar.
Dessa maneira, a resposta mais equilibrada é: música secular não é pecado, mas não convém ao cristão ouvir.
O que nos leva a conclusão é o que apóstolo Paulo escreveu:
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1 Coríntios 6:12)
Antes de decidir o que ouvir é muito importante refletir sobre as consequências espirituais e emocionais desse hábito.
Quando nos perguntamos se música secular é pecado, também estamos nos questionando sobre o que estamos permitindo que entre em nossos sentimentos e pensamentos.
A música por si só tem o poder de moldar comportamentos, despertar desejos e fortalecer crenças. Portanto, precisamos ser seletivos com o que estamos escutando.
5 Motivos pelos quais a música secular não convém
Por mais que a música secular não seja necessariamente um pecado, existem vários motivos pelos quais um cristão deve refletir antes de querer consumi-la.
Desta forma, vamos analisar cinco questões que nos ajudam a entender o porquê a música secular não é a melhor escolha para quem deseja caminhar em santidade.
1. A música foi criada para adorar a Deus
Antes de Deus criar a Terra, a música já existia no céu. Os anjos louvam ao Senhor constantemente na eternidade, o que indica que a música tem como principal propósito a adoração a Deus.
Logo, se a música gospel é feita para adorar a Deus, a música secular é feita para adorar a quem?
2. O que a música secular acrescenta espiritualmente?
A música secular pode ser até envolvente, mas qual é o impacto dela na nossa vida espiritual?
Lembre-se: como cristãos devemos buscar aquilo que nos edifica e nos aproxima de Deus. Se a música não te ajuda nesse caminho, então por que a ouvimos?
3. Quem compõe essas músicas?
Sabemos que é o Espírito Santo quem inspira os compositores cristãos para criarem canções que glorifiquem a Deus. Mas quem inspira os compositores seculares?
Existem casos que saíram abertamente na mídia sobre declarações de compositores que afirmam que suas inspirações vêm de entidades espirituais.
Como cristãos entendemos que se não é o Espírito de Deus que inspira uma composição, então “o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus” (Ef 2.2) é o próprio Diabo.
E isso deve nos fazer refletir sobre o impacto da música secular em nossas vidas.
4. E quem é cantor e o que ela pensa sobre Deus?
Muitas pessoas tentam separar a música do cantor, mas a verdade é que isso é bem difícil. Porque o artista transmite sua visão de mundo através de suas canções.
Se o cantor é contra os princípios cristãos ou tem uma visão deturpada sobre quem é Deus, ele irá transmitir mensagens que não estão de acordo com os nossos valores e pensamentos.
5. O conteúdo das letras influencia sua vida
A letra da música que você escuta afeta seus pensamentos e emoções. Consequentemente, a música secular pode contar mensagens de imoralidade, rebeldia e princípios que vão contra o que a Palavra de Deus ensina.
Por exemplo: Não faz sentido algum sendo cristão ouvir músicas que dizem que vai beijar muitas bocas, que vai trair ou até que contenham palavrões.
Já que beijar sem compromisso é defraudação (1 Ts 4.6), traição é imoralidade (1 Co 6.18) e adultério (Ex 20.14) e a Bíblia é clara em dizer que em nossa boca não pode sair palavras torpes (Ef 4.29).
Afinal, a música secular é pecado ou não?
Muitas pessoas se perguntam: música secular é pecado? Como vimos, a Bíblia não proíbe explicitamente esse tipo de música, mas nos orienta a ter discernimento sobre o que consumimos.
Se uma canção não contribui para sua edificação espiritual e pode influenciar negativamente sua caminhada com Deus, então é melhor evitá-la.
Já parou para pensar que se música secular fosse pecado, então cantar o hino nacional também seria. Não é pecado cantar o hino nacional. Mas você também não pode ficar exaltando essa música.
Quem estuda música, por exemplo, pode se ver em situações onde precisará ouvir e tocar canções seculares. Nesses casos, o ideal é que o cristão tenha discernimento e saiba separar estudo de consumo pessoal.
Estudar uma canção não significa que você deva apreciá-la e consumi-la constantemente. No entanto, é importante manter o foco em músicas que não afastem seu coração de Deus.
Como cristãos, devemos buscar uma vida que exalte a Deus em todas as áreas, incluindo o que ouvimos. Precisamos questionar se a música secular nos edifica ou nos afasta de uma vida de santidade.
Quem está amadurecido em Cristo não sente mais prazer e nem busca as coisas do mundo, pois a sua mente busca as coisas do alto.
Vale lembrar que a pergunta “música secular é pecado?” não pode ser respondida com um simples sim ou não. É uma questão que envolve consciência cristã!
Para terminar, olhe o que a Bíblia diz:
“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1 João 2.15)
“Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.” (Tiago 4.4)
O que você acha sobre esse assunto? Música secular é pecado ou apenas não convém? Deixe seu comentário abaixo! Também nos siga no Instagram @GarotasfasdeCristo.
Muito Bom perfeito post…
ja faz um tempinho que parei de ouvir esses tipos de musicas …mas nao sabia sobre a Paula Fernandes sempre achei as musicas dela lindas…Espiritos hein ? ai ai essa paula kkkk …
Mas e Assim mesmo o sucesso tem sempre um preço, para aqueles que querem chegar la mais rapido.
Marcos 8 ver 36.
Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Parabens Abilene bom topico.
Abilene,
Certo dia umas amigas me chamaram para dançar um jogo no xbox 360, quando fomos jogar começou uma música em inglês e eu dançei (afinal era um jogo). Mas tarde quando cheguei em casa fui procurar a tradução daquela musica e a achei muito pesada. Nunca mais dancei nem minhas amigas. Pedi perdao a Deus, mas eu não sabia e nem tinha a intenção. Eu agi certo ?
Obrigada,
Fique com Deus
Amei o post, parabéns pelo blog, bom sou regente de um departamento de jovem e tenho certa implicância sobre o assunto, sempre que me vem aquela vontade de cantar uma música mundana eu me repreendo e sempre quando canto o Espírito Santo chama a minha atenção e me repreende. E uma jovem do departamento que eu dirijo já teve essa dúvida e eu sempre falava a mesma coisa "Se a música é mundana não convém que uma pessoa evangélica esteja cantando." E é bom saber que não sou a única que pensa assim 😀
Eu escuto músicas mundanas, e não deixo que me influenciem.
Mesmo sabendo o seu significado eu canto, pois acho a melodia legal…
E tem músicas que eu brinco com meus amigos, mas não as escuto sempre.
Isso é pecado?
Olá!
Pecado é tudo aquilo que fazemos sem Deus ou contra Deus. A Bíblia diz em Gálatas 5:23, que contra os frutos do espírito não há lei.
Vamos descobri se é pecado respondendo a algumas perguntas:
Seus ouvidos foram feitos por quem? As letras musicas que vc escuta foram feitas por quem? E a melodia foi feita por quem? Vc já pesquisou a vida desses autores? Quando vc escuta essas musicas vc sente vontade de está na presença do Senhor? Quando vc escuta essas musicas vc sente vontade de levar pessoas ao Senhor? E pra terminar. Deus gosta de ouvir as musicas que vc escuta?
Pois é! Quando somos do Senhor, Ele vem morar em nós. Tudo o que fazemos Ele faz conosco.
Responda essas perguntas e vc mesmo descobrirá se é pecado ou não.
Um abração!
Olha gostei bastante. Mas queria perguntar um coisa, eu ouço um estilo de música kpop (é músicas coreanas) são cantadas por grupos e tal. E as músicas, (a maioria, as q eu ouço, pelo menos) tem letra , não fala sobre pornográfica e etc, não vai conta os princípios da bíblia, e se pesquisarem sobre a Coréia (do sul) saberá que eles são bastante rígidos a muitos coisas (o sexo antes do casamento mesmo). Mas enfim, eu no meu ponto de vista não vejo problemas Messas músicas.
Ah, uma coisa, se for pararmos para pensar. E os contores gospel? Quem nos garante que eles estão consagrando essas músicas a Deus. Nós não sabemos, como anda a vida espiritual deles também não.
Excelente post! Deus abençoe sua vida!
As pessoas pensam nesse assunto como uma questão doutrinária "menor" . mas NÃO É , pois , no meu caso por exemplo , foi exatamente isso que me levou a completa rejeição dessa fé (a cristã) . eu sou espiritualista hoje em dia , frequento religiões diversas , exceto evangélica e católica . os crentes são extremamente contraditórios , pois todos os tipos de arte existem em versões "sacras" e "seculares" , mas os crentes apenas demonizam a música secular . mas , para o crente , perguntar os por ques é "rebeldia" , enfim , racioncinar , pensar , é "coisa do cramunhão" .
Dêem só uma lidinha nesse post meu , se quiserem :
https://new.vk.com/topic-111625721_33264720
EU TAMBÉM ESCUTO KPOP E AS LETRAS DAS MÚSICAS DE FORMA ALGUMA CONTEM PORGRAFIA OU ALGO QUE SEJA CONSIDERADO PECADO
EU NÃO ACHO QUE ESTOU PECANDO OUVINDO AS MUSICAS
EU CONCORDO PLENAMENTE COM O QUE VOCÊ DISSE !
Muito Obrigada, amigo!
Também sempre achei as músicas da Paula Fernandes muito lindas, mas depois dessa história aí… Misericórdia! rsrs
E é uma grande verdade o que você expôs, pois de nada adianta ganhar o mundo inteiro e perder o principal.
Volte sempre hein… *—*
Olá querida, você agiu certo sim. Às vezes a gente gosta do ritmo da música e nem sabe o que ela está falando; mas você foi bastante sábia em buscar a tradução e quando viu que era pesado, deixar de ouvir e dançar. É isso aí que Deus requer de nós.
"No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam." (Atos 17.30)
"A mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade." (1 Timóteo 1.13)
Fique na paz de Cristo Jesus!
Muito Obrigada Isabel ! É gratificante saber que você gostou da postagem e também de meu blog.
E por mais que algumas pessoas digam que não tem nada a ver, mantenha a sua posição firme em relação às músicas seculares. Você não é a única que pensa assim; estamos juntas nessa!
Mil Beijinhooos… =*
Obrigada minha querida. Que Deus também abençoe você e o seu ministério! <3
Há alguns "cristãos" que amam demonizar tudo o que se vê por aí, e nisso eu concordo contigo, que não deveriam ser assim. E ainda ficam dizendo que não é para questionar, não é para raciocinar, porque é rebeldia… Isso aí com certeza é religiosidade!
Entretanto, esta postagem não é para demonizar a música secular, pois se refletirmos, há muita música secular "mais bíblica" do que as próprias músicas do meio "gospel".
E é por isso que fiz questão de destacar nesta postagem que música secular em si não é pecado, porém que os cristãos devem evitar já que em sua grande totalidade descreve coisas que contrariam a fé cristã.
Enfim, agradeço por você ter deixado o seu comentário!
Sim, estarei conferindo a sua postagem também! =D
Complementando o que já lhe responderam…
Mesmo você dizendo que não, as músicas que você escuta já estão lhe influenciando, mesmo que você não perceba isso. Às vezes essa influência acaba sendo imperceptível e esse é o grande perigo. Pois tudo o que a gente ouve, ler e ver fica gravado e registrado na nossa mente para sempre. E essa influência pode ser desencadeada no futuro.
E cuidado com a "melodia legal", cuidado com o "nada a ver"; pois isso tudo envolve o mundo espiritual e você está dando brechas.
"Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações." (Colossenses 3.16)
Graça e Paz!
Olá Iasmin, o K-pop em si é um ritmo, e não é pecado. O pecado pode estar nas letras; por isso, procure por grupos cristãos que produzem conteúdos com esse ritmo. O K-pop também influencia a ter um tipo de dança. Você pode dançar, contanto que não contenha movimento que traz um apelo sensual.
Sobre kpop, eu concordo com as meninas, mas, é difícil aceitar isso como "está tudo bem" pq no fundo vc sabe que poderia estar ouvindo algo gospel… eu ouço bem pouco BTS mas toda vez que ouço eu procuro pensar "não posso deixar essa música me afastar de Deus e nem me viciar nela" " TUDO que passa dos limites não convém, ñ pode deixar a música tomar conta da sua vida,… só acho… eu fiquei um bom tempinho sem ouvir BTS, (único grupo de kpop que ouço) ñ foi tão fácil parar pq as músicas são interessantes, "leves" como nas vozes, e o ritmo é legal, gosto dos integrantes, mas procuro ñ ficar obcecada sei que isso ñ pode fazer parte da minha vida cristã.. e agr voltei a ouvi-las (metade delas baixei playback para ñ ter problema da letra ou etc)… já procurei kpop cristão achei, mas ñ foi aquela coisa "nossa que legal!!! " ñ foi.. infelizmente ñ achei uma cantora ou grupo compatível só que gospel…
eu escuto musica coreana e sou evangélica eu amo ir pra igreja mas ha algo de errado ouvir musica coreana eu vi as letras das músicas e não ha nada de mas o que eles cantam são mas sobre romance e as músicas são super lindas e errado.
"EU TAMBÉM ESCUTO KPOP E AS LETRAS DAS MÚSICAS DE FORMA ALGUMA CONTEM PORGRAFIA OU ALGO QUE SEJA CONSIDERADO PECADO "
Jay Park – Mommae, SHINee – Lucifer, Rap Monster – Expensive Girl… Eles mandaram lembranças.
TAMBÉM OUÇO BTS E NÃO ACHEI NADA DE RUIM NAS MÚSICAS,BUSQUEI AS TRADUÇÕES E AS LETRAS NÃO TEM NADA DE MAL,ADERI BTS NA MINHA PLAYLIST E NÃO TEM DOUTRINA QUE ME PRIVE DE OUVI – LOS PORQUE ELES NÃO ESTÃO PASSANDO NADA DE RUIM PARA OS JOVENS,SÓ TEM O AUGUST D DO SUGA MAIS É SÓ NÃO OUVIR NEM VER ESSA <3
Shayllana, não há nada de errado em ouvir música coreana, contanto que as letras não firam a fé que você acredita. Às vezes a música romântica pode conter algo que é contrário ao que a gente acredita, então fique ligada nisso.
Uma dica: Nada melhor que procurar por cantores e bandas coreanas cristãs. Já que você gosta muito de músicas coreanas, procure por músicas que tenham conteúdo bíblico. Assim você pode utilizá-las como meio de evangelização. Por exemplo: Você está escutando a música e algum amigo seu pergunta o que é e se você entende o que eles estão falando. A partir daí você pode apresentar o Evangelho, dizendo que leu a tradução e que a tal música fala sobre o amor de Deus por nós, etc.
O importante é analisar a letra, refletir se há alguma mensagem ali que contrarie sua fé ou não. E isso não é doutrina, isso é o que a Bíblia nos orienta. Lembrando que devemos sempre priorizar as músicas que contenham ensinamentos bíblicos.
Ótima matéria. Eu tinha um pen drive com mais de mil músicas…todas mundanas, excluí todas! Eu gosto muito de rock, vou ouvir rock cristão, tem umas bandas cristãs que eu gosto tipo Skillet, HB, Flyleaf…vou voltar a escutar! Abraços.
eu esculto musicas do mundo e evangélica , antes que ouvir uma musica que gostei eu vejo logo tradução depois eu escuto , então eu gosto das duas
Abilene, eu gosto muito de uma banda sul coreana chamda BTS e eu nao quero deixar de ouvir ….. eu pesquiso as traduçoes e separo as que posso e nao posso ouvir , mas o que fazer para isso nunca me afastar do Senhor Deus? amei seu post linda , valeu de coraçao .
Responde que eu to esperando ansiosamente kkkk
Sim as musimús mundana adora a quem
Vocês ficam acobertando uma ideia de que outros tipos de música mão e pecado vocês quando Jesus voltar vai estar cantando kpop acordem deixe isso para trás antes de que seja tarde��
Sim,sim, pecado gravíssimo, quem ouve está condenado
É errado sim
Pare antes que seja tarde❗❗❗
Olá eu sou cristã em desde do berço e quero dizer pra quem está lendo essa mensagem, que desde de já quero deixar bem claro que não quero ofender ninguém pois eu respeito a todos pois Deus me ensinou a amar a todos independente de como eles são, bem na verdade eu queria dizer pra vc que tem dúvidas sobre se cristão pode ou não ouvir música secular olha a melhor pessoa que vc pode perguntar isso é ter a resposta certa e pra Deus pois ele sabe de todas as coisas e ele tem toda a sabedoria muitas das vezes nós perguntamos as coisas pra todas as pessoas mais nós esquecemos de perguntar para Deus somente ele pode te dar a resposta certa eu estou falando isso por experiência própria pois quando estou confusa e não encontro respostas para minhas perguntas eu falo com o meu pai que é Deus e pode ter certeza que ele vai te responder pois Deus não deixa ninguém enganado ele te ama independente do que vc ouve ou não mais vc tem que ter em sua consciência se o que vc ouve tem agradado o coração de Deus pois na Bíblia está escrito em Jeremias 33:3 clama a mim e responder-te -ei e anuciarei coisas grandes e ocultas que não sabes .Pois o próprio Deus nos dá a direção para as perguntas que fazemos e não obtemos respostas na Bíblia também está escrito em Jeremias 29:13 diz buscar-me-eis e me achareis quando me buscar de todo o teu coração. Deus nos manda buscar a ele de todo o nosso coração então ele se revelará a nós mais a escolha e sua, então e isso que eu queria compartilhar com vc que ta lendo essa mensagem muito obrigada por te lido até o final Deus te abençoe gradimente um abraço!!