Se você chegou até aqui é porque talvez esteja prestes a encarar uma avaliação e deseja saber se colar na prova é pecado ou não.

Às vezes você pode estar pensando em levar um papel escondido com as respostas ou olhar as respostas da prova de alguém que está perto de você.

Mas será que colar é a sua única opção para conseguir uma boa nota? Será que colar na prova é pecado mesmo?

O que a Bíblia diz sobre colocar na prova?

O que é colar? Colar seja num teste, prova ou trabalho é copiar a resposta de alguém que estudou; é tentar obter bons resultados à custa de outras pessoas; é enganar quem está lhe avaliando.

Colar na prova é é pecado, porque rouba o conhecimento de outra pessoa e dizer que é seu. Forte isso, hein?! É usar medidas desonestas para conseguir boas notas. As Escrituras Sagradas dizem:

“O Senhor Deus detesta quem usa balanças desonestas, mas gosta de quem usa pesos justos.”

(Provérbios 11.1)

“Pesos adulterados e medidas falsificadas são coisas que o Senhor detesta.”

(Provérbios 20.10)

“O Senhor detesta pesos adulterados, e balanças falsificadas não o agradam.”

(Provérbios 20.23)

Ou seja, quando usamos meios desonestos para conseguir o que queremos, não estamos agradando a Deus.

Roubar o conhecimento alheio é errado, porque a outra pessoa estudou para conseguir bons resultados e não é justo quem não se preparou obter a mesma nota de quem se preparou. A Bíblia diz: “Não furtarás” (Ex 20.15).

Outro ponto em questão é que ao colar você está mentindo para si mesmo e para o seu avaliador.

Para si mesmo porque num futuro bem próximo precisará desses conhecimentos para prestar vestibular e/ou para prestar concursos públicos e você não terá conhecimento algum.

E para o seu avaliador, porque ele pensará que o que escreveu é resultado de seu esforço como estudante, mas isso não é verdade. A Palavra de Deus diz que o pai da mentira é o Diabo (Jo 8.44) e que os mentirosos não herdarão o reino dos céus (Ap 21.8).

Sem contar que além de saber que colar na prova é pecado, você está correndo sérios riscos de ser pego pelo seu professor. Que vexame!

Imagina o que seu professor, seus colegas e seus pais vão pensar quando souberem disso? Que testemunho como cristã estará dando, hein?! “O ladrão fica envergonhado quando é apanhado em flagrante” (Jr 2.26a).

Leia também: Copiar e Colar – que mal há nisso?

Se colar na prova é pecado, eu posso então apenas passar a cola para frente?

Sabendo que colar na prova é pecado, mesmo que você não faça e só queira passar a cola para frente, você está errada, porque está compactuando com o que é errado.

“O que tem parte com o ladrão aborrece a própria alma; ouve as maldições e nada denuncia” (Pv 29.24).

Por isso, a partir de agora você deve abandonar a prática de colar e passar cola, e começar a levar seus estudos a sério para obter bons resultados com o seu esforço próprio.

E não importa se alguns dos seus colegas começarem a caçoar de você pelo fato de não fazer mais isso por saber que colar na prova é pecado.

Lembre-se que felizes são aqueles que são insultados e perseguidos por seguir os ensinamentos de Cristo, estes terão grande recompensa nos céus (Mt 5.10-12).

Não precisa se envergonhar por sofrer como cristão, pelo contrário, você deve se alegrar e glorificar a Deus (1 Pe 4.16). Por fim, deixo o que as Escrituras mostram o que deve fazer a partir de hoje:

“Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revistam do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.”

(Colossenses 3.9,10)

“Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.”

(Efésios 4.28)

E aí, gostou deste artigo? Tem dúvidas sobre esse ou outros assuntos? Deixe o seu comentário! E não se esqueça de nos seguir no Instagram.

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

4 thoughts on “Colar na prova é pecado?”
  1. Que bênção, uma colega me pediu respostas de uma atividade e eu sentia que era errado, mas não sabia quais eram as bases bíblicas para me defender..muito obrigada, me ajudou mt

  2. Denunciar alguem que esta "colando" na prova é correto? alguem que conheco estuda tanto mas os colegas com nota melhor. Professor acha que pela disparidade de nota os outros nao estam estudando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *