É
comum ouvirmos alguém falar: “Jesus morreu por mim e por você. Jesus morreu
todos!”. Mas… o que a Bíblia diz sobre isso? Será que a obra que Cristo
realizou na cruz se estendeu para toda a humanidade ou apenas para alguns (o
povo de Deus)? Essa ideia que Jesus morreu por todas as pessoas é correto ou
errado? Por isso, resolvi esclarecer esse assunto aqui.
Primeiramente,
precisamos entender o que Cristo realizou na cruz. A Palavra de Deus diz que o
sangue de Jesus comprou homens de toda tribo, língua, povo e nação (Ap 5.9), e
para que estes fossem justificados e redimidos por seu sacrifício eficaz (Rm
3.23,24; 1 Pe 1.18,19); ou seja, os pecados destes foram perdoados (Ef 1.7; Hb
9.13-15), pois eles foram comprados por um alto preço (1 Co 6.20).

De
modo mais simples, a obra de Jesus na cruz foi tomar sobre si os pecados de
muitos – muitos homens de toda tribo, língua, povo e nação – e não de toda
humanidade; pois caso isso acontecesse, a Bíblia estaria entrando em conflito
consigo mesma. Por que se Deus pagou o pecado de todos através de Seu Filho,
então como pode haver pessoas que são condenadas à perdição? Portanto, o alvo
da obra de Jesus foi o povo escolhido de Deus
, pois a Sua Palavra claramente
diz que Ele morreu pelos Seus amigos. Caso tivesse morrido por todos, haveria
uma contradição, porque Sua Palavra é bem clara em dizer que aquele que é amigo
do mundo faz-se inimigo de Deus (Tg 4.4), ou seja, se Jesus morreu por todos, então Ele
não morreu apenas por Seus amigos, mas também pelos Seus inimigos.
As
Escrituras Sagradas dizem:
“Com
julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes?
Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado.” (Isaías
53.8)
“Por
isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com
os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores.
Pois ele carregou o pecado de muitos,
e intercedeu pelos transgressores.” (Isaías 53.12)
“Ela
dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”
(Mateus 1.21)
“Como
o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”
(Mateus 20.28)
“Isto
é o meu sangue da aliança, que é
derramado em favor de muitos
, para perdão de pecados.” (Mateus 26.28)
“Assim
como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” (João 10.15)
“Ninguém
tem maior amor do que aquele que dá a
sua vida pelos seus amigos
.” (João 15.13)
“Cuidem
de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou
como bispos, para pastorearem a
igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue
.” (Atos 20.28)
“Maridos,
amem suas mulheres, assim como Cristo amou
a igreja e entregou-se a si mesmo por ela
.” (Efésios 5.25)
“Assim
também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez,
não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.” (Hebreus
9.28)

passagens que parecem sugerir que Cristo morreu pelo mundo inteiro, entretanto,
precisamos analisar o seu contexto que às vezes é um pouco difícil de entender.
Falando nisso, é bom que leiam também todo texto onde estão inseridos os
versículos que foram citados acima.
“Por que a Bíblia diz que Deus ‘deseja que todos os
homens sejam salvos’ (1 Tm 2.4)?”
É
importante entender que as Escrituras se referem à vontade de Deus de várias
maneiras e podemos separá-las de duas formas: a vontade decretiva (que trata-se
do Seu decreto eterno de tudo o que irá ocorrer na história) e a vontade
preceptiva (que trata-se de vontades expressas em preceitos e mandamentos, e
revela o Seu desejo e pesar sincero em relação à algumas situações).
Quando
a Bíblia faz tal expressão, não significa que de modo soberano (vontade
decretiva), Deus deseja que todos os homens sejam salvos. Porém, refere-se à
Sua bondade para com todos, em que Ele não sente prazer na morte dos perversos
(Ez 18.32). E significa que o Senhor deseja que todos os tipos de pessoas sejam
salvos, isto é, pessoas de toda tribo, língua, povo e nação (Ap 5.9), as quais
já foi explicado anteriormente. Essa mesma linha de raciocínio segue em outros
versículos que dizem: “se entregou a si mesmo como resgate por todos” (1 Tm 2.6);
“porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tt 2.11);
“provasse a morte por todos” (Hb 2.9).
“‘Deus amou o mundo’ (Jo 3.16), é uma prova que
Jesus morreu pelo mundo inteiro?”
Não!
Jesus o usou o termo “mundo” para mostrar que a Sua obra salvadora não estava
restringida aos judeus, mas se aplicava às pessoas em todo o mundo, isto é, a
propiciação pelos pecados estava disponível em todo o mundo. Caso o contrário,
haveria uma contradição, pois o próximo verso diz que Deus enviou o Seu Filho
não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele, ou
seja, se o termo “mundo” tivesse o sentido de “mundo inteiro”, então a Bíblia
estaria afirmando que todos estariam salvos em João 3.17.
A
mesma situação acontece em 1 João 2.2 que diz: “Ele é a propiciação pelos
nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o
mundo.”. Em outras palavras, Jesus é a propiciação pelos pecados, não somente
dos judeus, mas também de muitas pessoas espalhadas por todo o mundo.
“Às vezes, a Bíblia se refere que Cristo morreu por
todos nós. Por quê?”
Simplesmente
porque o autor do livro tem em mente como destinatário o povo de Deus. Em 2
Coríntios 5.14 está escrito que “um morreu por todos”, mas o contexto nos faz
entender que o “todos” se refere a “todos nós que morreram em Cristo e agora
vivemos nEle” (vs. 15-17).
De
modo semelhante, acontece em Romanos 5.6 que diz que “Cristo morreu pelos
ímpios”, mas o contexto nos faz compreender que o termo “ímpios” não se refere
aos condenados à perdição, mas sim que Cristo morreu por nós (o Seu povo),
sendo nós ainda pecadores (v. 8), quando ainda éramos os seus inimigos (v. 10),
pois Ele não morreu por justos (v. 7), até porque não há ninguém que seja justo
(Rm 3.10). O termo “ímpios” significa a nossa condição antes de sermos
justificados por Jesus.
“Há um versículo que diz que Jesus resgatou os que
são condenados à perdição. Como explicar isso?”
Provavelmente
deve estar se referindo a 2 Pedro 2.1: “No passado surgiram falsos profetas no
meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes
introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano
que os resgatou
, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.”
Na
verdade, esse versículo não tem a intenção de dizer que Jesus resgatou os
condenados à perdição (os falsos mestres); e para melhor entendimento deve-se
ler todo o texto em que ele está inserido. Em outras palavras, esse trecho
significa: “Tudo o que é pretendido aqui
é que Deus, em Sua bondade, preserva algumas pessoas de passar pelos piores
males deste mundo. Contudo, por seus ensinamentos falsos, eles negam aquEle que
assim os preserva, e portanto acabam em destruição.”
(John Owen, livro “Por
quem Cristo morreu”, página 79).
Conclusão: A
morte de Jesus na cruz não foi pelo mundo inteiro, mas Sua obra se aplica a
todos os que Deus escolheu desde antes da fundação do mundo. Jesus morreu
apenas pelos Seus, pelo Seu povo. E isso se chama Expiação Limitada ou Expiação
Particular.

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4 thoughts on “Será mesmo que Jesus morreu por todas as pessoas?”
  1. Nana, já tinha visto o seu comentário antes, mas sempre fico deixando pra depois responder e fico enrolada aqui. Muito Obrigada, mesmo. Que seu 2018 esteja e continue sendo abençoado; e 2019 melhor ainda!

    Beijos e fique na paz de Cristo!

  2. Pelo jeito o pecado foi maior que a cruz, pois onde abundou o pecado SUPERABUNDOU A GRAÇA ou diminuiu? mas querem torcer as escrituras na cara dura. Leia Romanos 5 se lhe restar alguma dúvida ainda, pois lá afirma que até pelos ímpios Cristo morreu, quiça pelos demais! Rm 5

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