Evangelismo Criativo: 10 Ideias para alcançar vidas para Jesus

O evangelismo criativo é uma abordagem inovadora de compartilhar a mensagem do Evangelho. Buscando despertar interesse nas pessoas, esse tipo de evangelismo abre portas para um diálogo sobre a fé cristã.

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”

(Atos 1.8)

Abaixo, você encontrará 10 ideias de evangelismo criativo para alcançar vidas para Jesus. E assim, portanto, aceitando o chamado da grande comissão.

1. Abraço Grátis

Todos os dias passamos por milhares de pessoas… Por isso, ao sair às ruas com cartazes ou camisetas oferecendo “abraços grátis” temos a oportunidade de estabelecer conexões genuínas com as pessoas, quebrando barreiras e criando um espaço seguro onde a mensagem do Evangelho pode ser compartilhada.

Na abordagem do “abraço grátis” você também pode deixar uma palavra de esperança e encorajamento e orar por essa pessoa. E mais do que isso, entregue um folheto ou um livreto que fale mais sobre Jesus.

2. Posso orar por você?

O “posso orar por você?” é uma ideia que consiste em oferecer orações às pessoas. Permitindo assim que elas experimentem o poder da oração e a presença amorosa de Deus em suas vidas, despertando nelas a curiosidade e o desejo de conhecer mais sobre a fé cristã.

Essa maneira de evangelismo criativo não envolve apenas oferecer orações de forma superficial, mas também estar disposto a ouvir e entender as necessidades das pessoas. É sobre estar presente e disponível para apoiar e encorajar aqueles que estão passando por momentos difíceis.

3. Flash Mob

O “flash mob” é quando alguém organiza uma apresentação repentina e coreografada em um local público, reunindo um grupo de pessoas para realizar uma performance com música e/ou dança.

Cada pessoa fica num ponto estratégico e uma delas começa, por exemplo, a cantar um louvor bem conhecido e outras vão se juntando até formar um coral.

A intenção dessa maneira de evangelismo não é apenas chamar a atenção das pessoas, mas também convidá-las a refletir sobre a mensagem que está sendo transmitida. Seja através da música ou dança é possível falar de Jesus despertando curiosidade e interesse das pessoas.

4.  Jesus, a água da vida

O nome desse evangelismo criativo é baseado nas palavras de Jesus:

“Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.”

(João 4.14)

E consiste em oferecer uma garrafa de água grátis para as pessoas, especialmente nos dias que estão muito quentes. Para quem aceitar a garrafinha de água gelada, faça uma breve reflexão.

O objetivo é mostrar para as pessoas que aquela garrafa de água irá saciar a sua sede por um tempo, mas que ela voltará a ter sede. E que Jesus é o único que pode saciar a nossa sede completamente, Ele é a fonte para nossa salvação.

5. Árvore da Vida

O evangelismo criativo “árvore da vida” recebeu esse nome porque você vai procurar uma árvore em que haja um grande fluxo de pessoas passando por ela. E assim colocará várias fitas coloridas com versículos pendurados, e quando uma pessoa passar aí ela poderá pegar.

Para chamar mais atenção, é importante que você coloque um cartaz escrito “árvore da vida”.

6. Espalhando o amor

Se você ama evangelismo com bexigas, essa ideia com certeza vai te impactar. Você irá precisar de:

  • Balões vermelhos em formato de coração
  • Suporte único para balão (para prender o balão nele)
  • Uma arte em papel com uma mensagem para a pessoa que pegar o balão (que você colocará no suporte)

Juntamente com sua equipe de evangelismo criativo encherá as bexigas e preparará tudo. Sairá de madrugada pelas ruas da sua cidade e colocarão os balões por toda a parte. Para que assim quando as pessoas acordarem e saírem para trabalhar já vejam os balões.

Se quiserem podem colocar o endereço da igreja de vocês embaixo da mensagem.

7. Uma carta com amor para você

Escreva uma carta à mão ou digite e imprima. A ideia é que as palavras desta carta seja como se fosse Deus falando com a pessoa que irá receber. Você pode produzir o próprio envelope ou comprar vários na papelaria. No verso do envelope escreva “Uma carta com amor para você”.

Distribua dentro da caixinha de correios das casas do seu bairro ou entregue diretamente para as pessoas que o Senhor direcionar nas ruas próximas de onde você mora.

8. Pegue o que você precisa

Outra ideia de evangelismo criativo é você elaborar um cartaz com papel sulfite e escrever “pegue o que você precisa” bem colorido para chamar atenção. Depois, no espaço embaixo que ficou em branco, escreva palavras em pequenas tiras como esperança, amor, coragem, paz, força.

Destaque com a régua cada palavra, e escreva atrás das tiras um versículo ou uma frase relacionada aquela palavra. E com uma faca ou estilete faça vários pontinhos na linha de destaque para facilitar na hora da pessoa retirar o papelzinho.

E assim é só colocar em lugares estratégicos os cartazes e as pessoas vão retirando os bilhetes.

9. Foi por você

Esse é um tipo de evangelismo criativo realizado enquanto os veículos estão parados no semáforo. Um grupo segura letras para formarem a frase “foi por você” enquanto alguém faz uma encenação de Jesus carregando a cruz.

Já o outro grupo aborda as pessoas que estão em seus carros e oferecem um material evangelístico, como folhetos, cartões com versículos bíblicos, etc. Como o tempo do semáforo é curto, cada um deve explicar brevemente o conteúdo do material que estão entregando e como ele pode ser útil na vida daquela pessoa.

10. Bilhetes aleatórios

Escreva vários bilhetes à mão como se fosse pequenas cartas. Sobre o conteúdo desses bilhetes, ore e peça ao Espírito Santo direcionamento do que escrever.

Vá até lugares como shopping ou outros locais públicos e entregue o bilhete para a pessoa e saia de cena. Fique em um local onde você possa ver essa pessoa sendo tocada por esse bilhete aleatório, e depois vá até ela e ofereça oração. Se ela der abertura, também converse e explique o plano de salvação.

Dica Extra:

Receba nossos artigos diariamente de forma gratuita, conteúdos exclusivos e conheça nossa rede de apoio, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSO GRUPO NO WHATSAPP!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Por fim, o que você achou das sugestões que demos de evangelismo criativo? Já fez algum deles? Conte um pouco da sua experiência nos comentários e incentive mais pessoas a cumprirem o ide.

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com